sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Purgatório virtual

Com o sucesso dos sites de relacionamentos, onde as pessoas expõem suas intimidades, conversas e preferências, ter uma página no Orkut é uma maneira de estar conectado com o mundo ou uma forma de existir. Pensando nisso uma dúvida me bateu na cabeça. E se, de uma hora para outra você não estiver mais aqui pra administrar o seu profile? O que acontece com sua página de Orkut depois que você canta pra subir? Se alguém morre e ninguém tem a senha, o perfil dessa pessoa fica lá como se nada tivesse acontecido. Sua página fica vagando com sua foto sorrindo para sempre no seu álbum de retratos.

O curioso é que existem comunidades dedicadas a administrar perfis de quem já passou desta para a melhor. A mais importante e conhecida delas é a PGM -Profiles de Gente Morta com 2.784 associados, até a última vez que entrei. Funciona assim: os membros ficam sabendo da morte de alguém, investigam para saber se a pessoa faz parte do Orkut e colocam um link para o profile da pessoa. Sua vida não é apenas uma página aberta como também sua morte. E a comoção toma conta de todos os freqüentadores que deixam recados, mensagens de incentivo para a família e analisam as causas da morte.

Alguns amigos deixam recado direto para a pessoa como se o morto pudesse ler. Quem sabe?! E porque deixam recados? Seria uma forma de manter a lembrança, uma maneira de prestar homenagem ao amigo querido ou a curiosidade que a morte sempre atrai? Em principio parece uma forma de desabafar, aliviar a saudade, sentir conforto ou prestar homenagens. Até que, com o passar do tempo, os recados vão ficando escassos e os spams, esse lixo virtual, enterram as mensagens de dor e saudades. Por isso, acho bom você começar a pensar em quem confiar não só a senha do banco ou o segredo do cofre, mas também o seu login e senha do Orkut, para quando você abotoar o paletó de madeira alguém deletar o seu perfil.

Você pode evitar que aquele seu amigo de infância encontre sua página e deixe lá um recadinho “E aí fulano, quanto tempo? Como vai a vida?” ou aquele mais desavisado “Pô! Tô com saudades! Apareça!!!” Que Medo! Outra coisa me faz pensar: vai que existe alguma maldição da internet que deixe você preso, vagando por entre comunidades como “Tenho medo da Gina dos palitos”, “Eu odeio dormir com os pés gelados” ou “Só morro depois do fim de Lost”. É algo como um inferno virtual. Por isso, por mais que você não queira pensar no assunto comece a analisar em quem vai confiar sua senha do Orkut.
(Adriana Balsanelli)

3 comentários:

Anônimo disse...

Dri, também já me perguntei sobre isso. Uma vez um estudante de jornalismo da USP esfaquiou e matou um colega de turma. Havia uma suspeita de que foi crime passional. Um jornal noticiou que o profile do assassino estava cheio de ofensas e o do morto com msg saudosas.....tinha um link...eu entrei e acabei ficando com dó do assassino e raiva do morto...

Meu Deus! Como o povo é cruel. Condenaram o cara no orkut, prometeram vingança contra ele, contra a família dele, tinha cada barbaridade... Um horror!!!
Tinha gente muito mais maldosa ali que o próprio assassino.

Eu não gostaria de ter meu profile invadido desse jeito, não.

Anônimo disse...

Achei o texto muito legal!! Já estou pensando em quem vou confiar minha senha, pois não quero ninguém no meu orkut quando eu passar dessa para melhor.

Anônimo disse...

O texto procede mesmo, ainda mais nesta época virtual, com msn, sms, ipods, iphones, youtube, my space... Já decidi há tempos sair do orkut, mas é difícil....Será que vc me ajuda a matar meu orkut?
Até parede que eles querem que a gente fique lá mofando....Como faço para sumir de lá?