segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Um Boêmio no Céu - Bastidores

Após sete anos longe dos palcos de São Paulo, o ator José Mayer estreou o espetáculo Um Boêmio no Céu, no SESC Vila Mariana. O assédio da imprensa ao galã global foi intenso desde a chegada dele a capital paulista no dia 16 de outubro. Inúmeros pedidos de entrevistas “pipocam” diariamente nos nossos e-mails. São emissoras de TVs e rádios, sites, jornais e revistas. Todos querem falar com o ator, que teve aulas de canto para interpretar as 10 canções do espetáculo.
A peça, único texto de Catullo da Paixão Cearense para o teatro, toda em versos decassílabos, fica em cartaz até 18 de novembro e mostra o encontro no céu de um trovador boêmio (José Mayer) com São Pedro (Antonio Pedro Borges) e Santo Onofre (Aramis Trindade), observado por um anjo (Kátia Brito).
(Frederico Paula)

encontro com jornalistas

batalhão de fotógrafos

entrevista para TV

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Oniforma

Está em cartaz no Centro Cultural São Paulo a exposição Oniforma, que apresenta o resultado da atividade desenvolvida por Claudinei Roberto e Eurico Lopes desde 1997. As exposições já foram apresentadas em diversos espaços alternativos da cidade de São Paulo. A mostra no CCSP reúne a obra de 32 artistas participantes deste projeto e pretende revelar a força de um trabalho alternativo de artistas jovens, arrojados e oriundos, em sua maioria, do Depto. de Artes Plásticas da ECA-USP. Recomendo, principalmente pela obra de Andréia Lucena, artista que começou há pouco tempo nas artes plásticas e vem exibindo sua arte em diversas galerias.
De terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h - Piso Flávio de Carvalho

(Adriana Balsanelli)

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

É tudo uma questão de respeito

Não sou fumante e detesto o cheiro de qualquer tipo de cigarro. Estou acostumada a ir em shows e sair com o cheiro de cinzeiro (menos no SESC). Fui à apresentação da banda Incubus no antigo Palace e uma cena me espantou: como de costume, lá estavam os avisos gigantescos para não fumar. Ficam pendurados de enfeite, comentei com meu namorado, pois as pessoas têm o péssimo hábito de não respeitar.
Começou o show e umas gurias na minha frente riam com seus bastões fedidos queimando entre os dedos. Aquilo foi me irritando, me irritando, quando apareceu o segurança e pediu para elas apagarem o cigarro. As moças reclamaram, fizeram bico, chamaram o rapaz por nomes nada delicados,mas, devido à insistência do héroi da minha noite, apagaram o cigarro. Isso se repetiu algumas vezes ao longo do show.
Não tenho nada contra os fumantes, mas acho que, a partir do momento que uma pessoa resolve usar algo que faça mal não somente a ela, mas às pessoas que estão ao seu redor, a minha opção saudável tem que prevalecer. É uma questão de direito e respeito. Pena que muita gente não entende isso e me chama de careta.
(Vanessa Fontes)

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Trocando idéias

A dona de casa e o pintor
- Vou ficar de olho no seu trabalho, para garantir que o serviço vai sair direitinho e não sobrará um cantinho sem pintura, disse a mulher.
- É eu sei, trabalhar para mulher é pior que trabalhar para homem. Mulher tem olho acrílico.

A dona de casa e pintor 2
- Até quando você me dá o orçamento para fazer o serviço?
- Pode deixar que até quarta-feira eu dou uma exposição pra senhora.

O encanador
- Tranqüila, dona. Pode deixar que vou consertar toda a encanação do seu apartamento.

A arrumadeira para a dona de casa
- Eu não sou dessas pessoas que acordam de mal amor, não.
(Sandra Polaquini)

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Ao encontro da tecnologia

Na semana passada, uma banda de rock causou "frisson" no mercado fonográfico com o lançamento de seu trabalho. Desde o dia 10 de outubro, os fãs do Radiohead podem baixar diretamente do site oficial do grupo as músicas do seu sétimo álbum, intitulado In Rainbows.

A proposta é bacana. Segue a tendência do mercado com a expansão da tecnologia. Mas a grande sacada é o preço desse álbum. Quer dizer, não tem preço. Com a frase "it´s up to you" (cabe a você), estampada no site
http://www.radiohead.com/, a banda joga nas mãos dos fãs a responsabilidade de decidir o quanto vale esse trabalho artístico.

Por qualquer preço de 0 a 100 libras (cerca de R$ 370), você faz o pedido e recebe via e-mail as músicas para download. E não é enrolação, conheço quem não deu preço e recebeu as músicas por e-mail. Depois bateu o peso na consciência de fã e acabou deixando lá seus cascalhos. E recebeu as músicas de novo.

Já quem valoriza o trabalho paupável, também não fica de fora. A banda preparou um box com o novo álbum em CD, um disco duplo de vinil e um CD multimídia com sete faixas adicionais, fotos, arte e letras. O pacote custa 40 libras (cerca de US$ 80 dólares).

Fora da EMI/Parlophone desde 2005, o Radiohead torna-se uma das primeiras bandas do alto escalão do rock a lançar um disco sem ajuda de grandes gravadoras. Há quem diga que a banda quis firmar sua rebeldia contra o sistema com essa atitude. Outros acreditam que foi uma grande jogada de marketing. Pode ser, porque não?

Independente do que seja, a proposta é bacana por levantar questões inerentes ao mercado audiovisual, como a pirataria e o crescimento do download ilegal. Enquanto bandas criam seus próprios selos, campanhas e procuram driblar os prejuízos que surgiram com a expansão da tecnologia, a indústria musical me parece perdida ao ver sua mina de ouro secar. Todos os anos programas de downloads despontam e desaparecem na internet. E o mercado insiste nessa perseguição entre gatos e ratos.

(Fabiana Cassim)

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O Senhor dos Palcos

Na semana retrasada lendo o jornal Folha de São Paulo vi uma foto do Paulo Autran na entrega do premio Bravo. Achei estranha aquela cadeira-de-rodas, mas como alguns meses atrás ele cancelou as apresentações de O Avarento por problemas de saúde, pensei ser uma alternativa para evitar o cansaço desses eventos.

Porém, a grande surpresa aconteceu na sexta passada. A televisão anunciava que ele estava internado e o estado era grave. Algumas horas depois, a notícia que ninguém que ama teatro queria ouvir. O senhor dos palcos havia morrido.

Tive a oportunidade, na Arteplural, de fazer assessoria de imprensa para duas peças do nosso mais brilhante ator: Quadrante, em 2003, na reinauguração do Teatro Aliança Francesa e em Adivinhe quem vem para Rezar, em 2005. Também tive a oportunidade de encontrá-lo em várias estréias e apresentações, pois ele era figura cativa na cena teatral paulistana.

Da Praça Roosevelt ao Teatro Alfa, Paulo Autran não perdia nada relacionado ao teatro. Prestigiava os novos dramaturgos e atores, sem esquecer os antigos amigos, lia textos enviados, dirigia espetáculos e o melhor de tudo, atuava. Foram 90 peças, além de filmes e TV. Sua lição, de viver a vida intensamente, ficará para sempre em minha lembrança.

Paulo Autran, mais uma vez aplaudo você de pé.

(Frederico Paula)

Pequenos grandes encontros

Teatro Aliança Francesa, maio de 2004. A tarde de entrevistas com Tônia Carrero havia terminado. Apenas um fotógrafo permanecia no saguão quando um homem saltou do táxi em frente à porta e foi caminhando devagarzinho em direção à atriz, sentada no sofá perto da porta da sala de espetáculos. Depois do caloroso abraço, "eu vim saber como você está", disse Paulo Autran, recepcionando a amiga recém-chegada do Rio para a temporada do solo Amigos para Sempre. A partir dali, desenrolou-se uma deliciosa e reveladora conversa, aproveitada na íntegra por mim e pelo sortudo jornalista. "Ele tinha uns ombros, umas pernas!" Impagável o diálogo de bastidores. No mesmo ano, mesmo teatro, outro encontro, desta vez no solo Quadrante. A cena de Paulo Autran, já aos 82, se jogando no chão do palco é impressionante. 2005, sala do apartamento de Paulo Autran, nos Jardins. Na leitura do texto de Adivinhe Quem Vem para Rezar, ao lado de Elias Andreato, Dib Carneiro Neto, Cláudio Fontana, Célia Forte e Selma Morente, notei que ele tinha um olho de cada cor. No dia da coletiva de imprensa, outra imagem registrada: ele saindo do fusquinha café com leite na porta do Teatro Procópio Ferreira, uma figura! Nas entrevistas e fotos na coxia, no programa da Hebe, na emocionada direção de Elias durante os ensaios. Depois, durante a temporada, nos camarins as brincadeiras com Claudio Fontana e Elias Andreato. Maravilhoso ter tido essas oportunidades de convívio com ele.

(Fernanda Teixeira)

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Bastidores, camarins, coxias e cortinas

“Anjo da Guarda
Doce companhia
Me protege de manhã
A tarde e a noite
Principalmente essa noite”
O verso acima é cantado pelos atores da Cia Estável de Teatro antes de entrarem em cena para mais uma apresentação do espetáculo Auto do Circo.
Muitas são as formas de um artista se preparar para entrar no palco, seja ele ator, músico, bailarino ou qualquer profissional que exibe sua arte diante de uma platéia. Rezar, ouvir música, aquecer a voz, aquecer o corpo ou até mesmo ficar alguns instantes em silêncio são exemplos de alguns rituais mais comuns. Quem está lá na platéia, pra se divertir, não faz idéia do que acontece na coxia. É a preparação que o público, em geral, não participa. Para ilustrar alguns desses momentos que antecedem aquelas locuções em off e o abrir das cortinas para iniciar o espetáculo observem as imagens abaixo.

(Adriana Balsanelli)


As atrizes da peça Toalete se preparam para entrar em cena


A Cia Estável em seu bem humorado ritual de concentração

Foto: Jonatas Marques

A cantora Vania Abreu recebe os músicos da sua banda em seu camarim e reza um Pai Nosso. A imagem do Santo Antonio vai com ela para o palco.
Foto: Maria Carolina Dressler

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Será?

Esse era para ser um post falando sobre como ainda existem pessoas que se preocupam com os outros e com os animais. Era. A pessoa sobre quem eu iria falar me decepcionou bastante. Os amigos taxistas da Fê (eu ainda lanço a candidatura dela) nos contaram um caso bem triste.

Aqui na região existe um senhor que possui uma carrocinha com 8 cachorros (2 machos e 6 fêmeas). Todo mundo se sensibiliza com esse senhor, pois ele passa a idéia de que se preocupa mais com os bich os do que com ele próprio. Eu gosto de gente que segue a filosofia de que os cachorros são melhor companhia que os homens, porque, muitas vezes, ela se aplica perfeitamente.

Mas vamos aos fatos: descobri que esse senhor meio São Francisco pode ser bem cruel. Algumas pessoas já viram ele judiando dos cães, que, segundo a maioria, ele usa para conseguir dinheiro. Tudo gasto em bebidas e outros tipos de drogas. Não sei se é verdade, pois não presenciei a cena. Porém, fico chocada só de pensar na hipótese de alguém usar animais para alimentar vícios.

Abaixo, uma foto do protagonista da história.

(Vanessa Fontes)

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Bastidores do sequestro

Nos bastidores da estréia de Últimas Notícias de uma História Só, o autor e diretor Otávio Martins respirou aliviado no camarim ao lado de Alex Gruli (o narrador), Luciano Gatti (Lelo, o seqüestrador) e Melissa Vettore (Vânia, a seqüestrada). Estreando como diretor e autor, suava em bicas no backstage. Sofreu durante todo o “seqüestro” e saiu satisfeito com o resultado. Montagem ágil, direção precisa e bem marcada, com timimg e atores muito bem em seus papéis, o espetáculo deixou a platéia da sessão coruja de olhos bem abertos. Depois, para refrescar o calor da noite de sexta passada, a atriz Juliana Araripe (que cuidou dos figurinos) recebeu os convidados para champanhes e cervejinhas no porão do teatro da Praça Roosevelt, onde criou a ambientação do lounge. Os amigos apareceram: Os Fofos Encenam Fernando Neves, Eduardo Reyes e José Roberto Jardim, a jornalista Érika Reidel e Ivam Cabral (dos Satyros), entre outros.

(Fernanda Teixeira)


sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Fôlego para o fim de semana

Véspera de fim de semana, tempo de começar a relaxar. Só impressão. Meia-noite tem teatro na boêmia Praça Roosevelt, Últimas Notícias de Uma História Só, de Otávio Martins. Sábado à tarde tem sessão leitura no Café Cultural do Centro Cultural do Banco do Brasil. O capuccino de lá é uma delícia! Dá também para aproveitar e visitar a exposição com obras de Aleijadinho. Entre o futebol e a festa de aniversário, sobra domingo para descansar, assistindo o Grande Prêmio de F1 da China. Ufa, quanta programação! Para quem estava curioso para conhecer o Dudu, o boa pinta está aí embaixo.

(Sandra Polaquini)

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Contatos formam pessoas

Há uns dois anos, eu e uma amiga de trabalho ficávamos sentadas nas muretas do jardim que havia na frente de um banco. Passávamos um tempo, minutos antes de voltar ao trabalho, às vezes estudando outras lamentando o mundo: trabalho, família e a inerente falta de dinheiro.

De repente um pedinte se aproxima:
- Calma! Não sou bandido, disse o cara todo sujo, cabelos e barbas bem grandinhos, vestido de camiseta, calça e chinelos.
Num ato de reflexo, as duas seguram as bolsas e tentam se levantar. E ele continua:
- Eu vi que vocês estão de cabeça baixa. Estão chateadas? Posso fazer uma brincadeira... piada com vocês?
- Como assim? As duas perguntam quase de pé.
- Eu vou fazer uma charada.

Sentamos. Não nos pareceu perigoso. E assim foram piadas, risos e insistentes apertos de mãos. Talvez porque Luiz, esse simpático morador de rua, estava extasiado por conversar com alguém que lembrasse o passado que deixou.

Antes de sair para as ruas, Luiz era encarregado de uma empresa. Fazia charadas que envolviam lógica, matemática, pegadinhas de português. Era casado, pai de dois filhos e morador de um sobrado na periferia de São Paulo.

Sim! Não é à toa quando dizem que uma mulher pode ser o sucesso ou a desgraça de um homem. Um dia, ao voltar para casa, ele encontra sua esposa e seu irmão numa situação onde ele deveria estar. Juntos na cama.

De tão louco, o cara resolveu sair de casa e cair no mundo. Pensou em matar os dois, mas logo em seguida disse que ia morrer na prisão. Preferiu a rua. Enquanto o irmão foi morar com a ex-cunhada. Quanto aos filhos, nunca entendi se ele os vê ou não.

Em quase 20 minutos de conversa com esse “anjo” chamado Luiz, nós duas levamos uma série de lições sobre a vida e muuuuuuuuitos apertos de mão. Sua presença, marcante pela “frangrância” que deixou na gente, permaneceu até chegarmos em casa e entrar no esperado banho. Mas a sua história não sai tão fácil.

(Fabiana Cassim)

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Teremos vez no Oscar?

Na quarta-feira passada foi anunciado que o longa-metragem O Ano em que meus Pais Saíram de Férias é o candidato do Brasil a uma indicação na categoria de filme estrangeiro no Oscar. O filme – segundo da carreira do diretor Cao Hamburger, que já fez Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme – conta através do futebol, a vida de um menino, que muda drasticamente quando seus pais saem de férias e o deixam com o avô paterno.

Uma fábula que prima pela delicadeza, o filme tem como cenário o bairro do Bom Retiro, em São Paulo, e mescla com muito bom humor e suspense, o clima de euforia pela ótima campanha da seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol – em 1970 quando conquistou o tri-campeonato – com a repressão decorrida da ditadura.
Acho que O Ano em que meus Pais Saíram de Férias tem boas chances na corrida de melhor filme estrangeiro. Apesar da ditadura já ser um tema meio batido no cinema nacional, Cao Hamburger foca um olhar particular e extremamente sensível sobre os acontecimentos políticos que o país atravessava.

Eu, que só fui ver o Brasil ganhar Copa do Mundo em 1994, fiquei fascinado de como o filme descreve a euforia da população durante os jogos, que naquela época era de 90 milhões. Estou confiante na indicação do longa e acho que merece estar entre os cinco finalistas. Ingredientes para tal façanha temos, afinal, a história, triste, que ganha leveza, graciosidade e tons de comédia por ser contada por meio da visão de uma criança, sem nunca perder essa inocência do olhar infantil é prato cheio para os votantes da academia.

Agora é só torcer! Para quem ainda não viu, o filme deve voltar aos cinemas ainda este ano, mas também pode ser encontrado em DVD.

(Frederico Paula)