segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O Senhor dos Palcos

Na semana retrasada lendo o jornal Folha de São Paulo vi uma foto do Paulo Autran na entrega do premio Bravo. Achei estranha aquela cadeira-de-rodas, mas como alguns meses atrás ele cancelou as apresentações de O Avarento por problemas de saúde, pensei ser uma alternativa para evitar o cansaço desses eventos.

Porém, a grande surpresa aconteceu na sexta passada. A televisão anunciava que ele estava internado e o estado era grave. Algumas horas depois, a notícia que ninguém que ama teatro queria ouvir. O senhor dos palcos havia morrido.

Tive a oportunidade, na Arteplural, de fazer assessoria de imprensa para duas peças do nosso mais brilhante ator: Quadrante, em 2003, na reinauguração do Teatro Aliança Francesa e em Adivinhe quem vem para Rezar, em 2005. Também tive a oportunidade de encontrá-lo em várias estréias e apresentações, pois ele era figura cativa na cena teatral paulistana.

Da Praça Roosevelt ao Teatro Alfa, Paulo Autran não perdia nada relacionado ao teatro. Prestigiava os novos dramaturgos e atores, sem esquecer os antigos amigos, lia textos enviados, dirigia espetáculos e o melhor de tudo, atuava. Foram 90 peças, além de filmes e TV. Sua lição, de viver a vida intensamente, ficará para sempre em minha lembrança.

Paulo Autran, mais uma vez aplaudo você de pé.

(Frederico Paula)

Nenhum comentário: