quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Bastidores, camarins, coxias e cortinas

“Anjo da Guarda
Doce companhia
Me protege de manhã
A tarde e a noite
Principalmente essa noite”
O verso acima é cantado pelos atores da Cia Estável de Teatro antes de entrarem em cena para mais uma apresentação do espetáculo Auto do Circo.
Muitas são as formas de um artista se preparar para entrar no palco, seja ele ator, músico, bailarino ou qualquer profissional que exibe sua arte diante de uma platéia. Rezar, ouvir música, aquecer a voz, aquecer o corpo ou até mesmo ficar alguns instantes em silêncio são exemplos de alguns rituais mais comuns. Quem está lá na platéia, pra se divertir, não faz idéia do que acontece na coxia. É a preparação que o público, em geral, não participa. Para ilustrar alguns desses momentos que antecedem aquelas locuções em off e o abrir das cortinas para iniciar o espetáculo observem as imagens abaixo.

(Adriana Balsanelli)


As atrizes da peça Toalete se preparam para entrar em cena


A Cia Estável em seu bem humorado ritual de concentração

Foto: Jonatas Marques

A cantora Vania Abreu recebe os músicos da sua banda em seu camarim e reza um Pai Nosso. A imagem do Santo Antonio vai com ela para o palco.
Foto: Maria Carolina Dressler

4 comentários:

Anônimo disse...

O pessoal da Intrépida Trupe faz a mesma oração antes de cada espetáculo. Nada como ter nosso anjo da guarda nos protejendo sempre!

Unknown disse...

Gente quero comentar..que quando leio isso sinto muitas saudades..eu participava de um grupo de teatro chamado Instinto Teatral...e sempre quando terminava as aulas cantavamos esse hino...só o anjo para nos proteger mesmo...

. disse...

Só de pensar na adrenalina dos instantes iniciais de uma apresentação eu já sinto o frio na barriga. A arte é uma coisa muito louca mesmo! As vezes, tenho a sensação de que esse nervosismo inicial atravessa as cortinas fechadas e pega alguns espectadores desprevinidos. Tive até que desenvolver meu próprio ritual! Ai que saudade de ser também motivo de oração antes do show!....

Beijão

MC disse...

Que os anjos da guarda protejam a todos SEMPRE!!!

MC Dressler