quarta-feira, 9 de junho de 2010

Capobianco e Sinisterra inspiram Georgette Fadel


Uma sopa e um copo de vinho estimularam nossos corações e mentes para encarar o Inverno fora de época nesse começo de junho.

Na gélida noite de ontem, terça, dia 8, o parco público que enfrentou o trânsito e o frio para ir até o Instituto Cultural Capobianco - na abertura da primeira mostra de teatro para comemorar os 70 anos do dramaturgo, diretor, pesquisador e professor espanhol José Sanchis Sinisterra – saiu de lá revigorado.

A ausência não explicada de Fernando Peixoto, que comandaria o bate papo depois da leitura dramatizada de Nhaque ou Sobre Piolhos e Atores, foi suprida por uma palestra interessantíssima de Georgette Fadel, da Cia São Jorge de Variedades.

Aos 36 anos, a jovem diretora deixou a platéia entretida em sua conversa gostosa, decorrente de pensamento elaborado. Discorreu sobre Memória, tema da palestra, nome da sala (Teatro da Memória, dirigido hoje por Fernanda Capobianco, sob os olhos atentos de dr. Júlio Capobianco, seu avô, e que nos anos 20 sediou a fábrica de ladrilhos de seu bisavô, Remo Capobianco) e assunto de pesquisa do próprio Sinisterra.

Para falar de memória, passado, Georgette encontrou ganchos no presente e no futuro. Comentou o hábito de nos referirmos com nostalgia romântica aos anos que não voltam mais, "quando tudo era melhor", "puxa, antigamente a gente andava sossegado.....".

Disse que o passado é a história de cada um, de cada povo, nação, que ele constrói conhecimento, a memória da humanidade/universo. E o presente resulta dele, nos prepara para novos passos. Tocou na velocidade desse século 21, na "necessidade" imposta (goela abaixo) a todos pela ditadura da eterna juventude. A "ordem" de apagarmos as marcas do passado, riscos, rugas dos nossos rostos.

No final, agradecemos a Baco por te nos encorajado a sair de casa e sorver tão fascinantes idéias.
(Fernanda Teixeira)

3 comentários:

Anônimo disse...

Quatro dias em Buenos Aires, que delicia" Melhor ainda foi o teu jeito de contar, Fê. Amei o post.
Beijão, Nanete

Fê disse...

Oi Nani, há quanto tempo! Quero notícias suas. Muitas saudades.Beijo!

Anônimo disse...

I would like to exchange links with your site dudunaweb.blogspot.com
Is this possible?