segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Aí, acordei na Suíça

por Célia Forte, especial
para o Blog do Dudu

Dia 08 do 08 de 2008 parei de fumar. Porque quis. Porque achei que estava na hora. Porque sei que seria melhor pra minha vida. E porque a data é maravilhosa. Oito do oito do oito, digo orgulhosa. Aí, justamente um ano depois de tal feito, acordo com meu pai dando parabéns, ele que sempre foi um grande incentivador do meu sucesso no quesito tabaco. Filha leia o jornal, veja que País civilizado o nosso. Pessoas denunciando, fiscais por todo lado. Meio dormindo, meio acordada, pego o jornal e, animadíssima, penso que durante esse ano hibernei e o Brasil virou a Suiça. Oba, conseguimos!

Vai ver esses tais fiscais expurgaram do cenário político os calhordas. Pessoas estão denunciando, finalmente. Denunciando o quê? O crime organizado, sequestro, estupro ou desvio de verba? Vai ver os Ministérios conseguiram dar conta da saúde, do saneamento, da educação, moradia, fome, do caos humano. Dignidade para todos os cidadãos. Aquela meia duzia de 50 milhões de pessoas já não vivem mais em estado de pobreza absoluta.

O filho do frentista, que, sem saber, abastece meu carro com gasolina adulterada, conseguiu uma bolsa no Dante. Acabaram as filas desumanas nos hospitais do Oiapoque ao Chuí. Os médicos dos hospitais possuem máscaras e luvas para tratar pacientes com doenças transmissíveis. TODOS os médicos de TODOS os hospitais...hospitais públicos. Putz, nossa, incrível, quanta coisa conseguimos nesse ano e dez quilos a mais que consegui parando de fumar. O quê? Não é possível: Educação para todo e qualquer cidadãozinho, minúsculo cidadãozinho, nascido ou que mora em cima desse solo abençoado por Deus e bonito por natureza!

A população inteira, sem exceção consciente dos riscos da transmissão do HIV e dengue. Essa tal de gripe suina, totalmente erradicada de norte/sul, leste/oeste. Gripe o quê? Ah, já era. Lembro, vagamente, quando até diziam para não ir ao cinema, teatro, show. Sobre transporte coletivo, público ou privado, com gente fungando, tossindo, encoxando, ninguém falava nada. Até achava engraçado essas recomendações... produtor cultural podia falir, empresa pública ou privada não. Ri da piada durante dias. Mas também se bem lembro, assim como nos jogos de futebol, todo mundo que subia num ônibus e metrô entupidos também ganhava uma mascarazinha.

Bem, não lembro direito. Tempos idos...Agora deve estar tudo lindo, pois meu pai, animadíssimo, disse que estava em todos os jornais que só se fala nisso. Pai, nisso o que mesmo? Proibido fumar em tudo que é lugar, disse ele, animado e completou: E quando alguém fuma, tem um montão assim de gente denunciando. E todo o resto, pai? Já está tudo certo? Por que não posso crer que os fumantes passivos morram mais do que todo o resto, todo o resto mesmo, como as pessoas que moram na rua, como as pessoas que atravessam a rua, nos farois, nas motos, nos estádios, de fome, de frio, de pandemia, de falta de amor próprio, de indignação.

Todas essas pessoas já foram informadas e principalmente salvas? Agora só os fumantes passivos morrem esperando um leito sem máscara e luvas nos hospitais? Nossa, ainda bem que não mato mais ninguém há um ano. Ufa! Estamos na Suiça, e agora o Governo tem tempo pra se preocupar com os detalhes, inclusive, acredito, com a quantidade inacreditável de filtro de cigarro na rua, no meio da rua, onde nem toldo tem, porque eles duram séculos e, provavelmente, na próxima enchente entupirão todos os esgotos. E o banido fumante nem vai ter casa para fumar seu horripilante cigarro. A casa terá ido por água abaixo. Claro, vamos todos seguir o exemplo do respeitadíssimo senador Sarney, ou do injustiçado, segundo nosso presidente, senador Collor, e parar de fumar, porque senão centenas de fiscais multarão você, fumante sem vergonha, e outros milhares de cidadãos vão, escondidos, pegar o celular e denunciar você, vilão absoluto dessa história.

Bem, finalmente, pego o jornal e leio a primeira página mostrando o êxito da guerra: 887 estabelecimentos fiscalizados em um único dia, multas em 5%. Nunca vi essa eficiência da Vigilância Sanitária.. .Abaixo, em letras menores, leio, acordando do sonho e indo de encontro ao pesadelo, que Sarney se livra de todas as ações no Conselho de Ética e ainda lá, embaixinho, sobre os números da gripe. Engraçado, está esquentando e da prevenção da dengue, ninguém fala nada. Será que a danada da gripe matou todos os mosquitos? Leio, releio e nada. Fecho o jornal, na verdade amasso o jornal, pego o álcool gel, aperto o botãozinho do elevador, passo gel de novo, querendo matar o vizinho que tossiu a menos de um metro do meu nariz e vou pra calçada em solidariedade aos meus ex-colegas fumantes, os bandoleiros e bodes expiatórios de plantão.

De repente, uma mulher correndo me dá um empurrão...vira-se, pede desculpas e diz que está atrasada para encontrar o marido na cadeia, não queria perder o horário da visita, pois lá, com toda certeza poderá fumar sossegada no pátio, sem a companhia de contraventores. Não falou exatamente contraventor, mas o sentido era esse. Uns três homens atrás de mim, correndo entre baforadas e gritos, imploravam para que os levassem juntos. Pelo que ouvi, preferiam aquela prisão por motivos, do que a que estavam vivendo aqui fora!

Pergunto-me: Será que com conscientização todos ou a esmagadora maioria não acataria normas anti-tabagismo? O governo acredita no fumante como eleitor e não acredita no fumante cidadão? Quero ter peito de dizer no palanque: Recuso-me a receber votos de fumantes. Eles não são confiáveis! Ora, ora, poderiam contratar meu pai pra campanha! Ele confiou em mim. Tenho certeza de que ele conseguiria fazer metade da população fumante parar de fumar só pra não ouvi-lo mais falar na sua orelha. Comigo funcionou e os anjos sejam louvados, senão agora eu seria uma mulher literalmente sem teto e, de uma hora pra outra, banida do convívio com os bons. Só mais uma perguntinha: Será que alguém vai repudiar se encontrar algum Príncipe do Mensalão sentado tranquilamente nos restaurantes pagando a conta com o dinheiro do fumante-contribuinte?

(Célia Forte)

10 comentários:

Sandra Polaquini disse...

E olha que eu não gosto de cigarro, mas também achei um exagero essa medida. É autoritária demais! Beijos.

Célia Jordani disse...

Meu Deus, socorro!!!! Por que o Governo não usa esses fiscais para orientar as pessoas nas ruas sobre os riscos da Gripe Suína ? Ou pra distribuir alcóol em gel gratuitamente para a população carente? Isso, se eles acharem o produto. Ou por que não os usa como voluntários distribuindo roupas e sopão para os sem teto que vivem sob o Minhocão ? Ou para dar um pouco mais de segurança nas ruas para os cidadãos de boa vontade?
Vejam no que está sendo empregado nosso dinheiro.
A lei do fumo já está implantada. E o cidadão, fumante ou não, que paga as suas contas em dia, ainda tem vergonha na cara e vai saber lidar com essa situação sozinho. É uma lei. Quem tiver vergonha vai respeitar. Não precisa gastar dinheiro público com essa lei, que já é um exagero por si só.
É o rídiculo circo da política brasileira mais uma vez tomando conta da cena.
Célia Jordani

Fê disse...

Realmente, eles são 10 em perder tempo e dinheiro com assuntos menos importantes que a enorme montanha de corrupção que assola o Brasil!

Anônimo disse...

sensacional o texto da Celia Forte, deveria ser publicado em carta aberta em todos os jornais, distribuído nas escolas em forma de cartilha, discutido no senado, enfim, resume tudo o que eu e milhares de outras pessoas (não fumantes inclusos) pensam e sentem neste mundo cada vez mais intolerante!!!! beijos, erika riedel

maria carolina disse...

Acho que a questão tabagista não é um assunto menos importante nesse mar de lama que vivemos. Tenho verdadeiro nojo da politica elitista e higienista dos tucanos, mas devo admitir que concordo com a lei pelo simples fato de poupar os pulmões alheios.Já que a grande maioria dos fumantes ignora esse fato. Também devemos atentar pro interesse da industria do tabaco que quer mesmo ver muita gente morrer enquanto lucram cada vez mais, sem falar nos impostos gerados, portanto isso é politica sim. Só não podemos ser inocentes de achar que o governo e a prefeitura de SP estão preocupados com o bem estar da população, caso contrario não teriam fechado a grande maioria dos albergues em pleno invernão paulistano aumentando ainda mais a população de rua e deixando gente morrer de hipotermia.
Beijocas

Fernanda Teixeira disse...

Reforço meu comentário sobre o texto da Célia e deixo meu repúdio ao Governo Federal, em todas as esferas de sua medíocre atuação. Também tenho verdadeiro nojo da hipocrisia com que a maioria dos petistas exerga os fatos. Acho que os problemas políticos do País envolvem todos os que nestão no Poder.De cima para baixo, sobra muito pouca gente. Mas eles resistem - vejam o caso do Sarney, amiguinho de Collor, que agora anda de braço dado com Lula e Renan. Vergonha nacional. Ou alguém defende?

Madalena Karosas disse...

Célia, parabéns pelo "Aí, acordei na Suiça". Não levando em conta a condição de ex-fumante rebelde, polêmica, convicta e chata na ex-circunstância; sem dúvida é ser FORTE na permanência de um propósito e prosseguir FORTE, ato esse que muitos não acreditavam. A fortaleza, qualidade e virtude dos FORTE(s); atribuindo tbém ao meu amigo são-paulino Reinaldo, é para poucos e aos poucos chegamos lá. Na data do dia em que fez um ano neste novo acontecimento de grande valor, sábado passado, lembrei, comentei e confesso, admirada e feliz pela FORTE determinação do passo inicial, até o momento. Demostrou e demostra que procura recorrer só aos seus próprios meios; que se basta, (nada fácil), confirmando que o ser FORTE é tudo o que precisamos para conduzir algo que se pretende fazer. Por isso, manifesto com carinho e aplaudo sua vitória brilhante, de mulher FORTE!

Célia Forte disse...

Obrigadíssima, Madá querida. Adorei seu apoio e como o descreveu. Porém, devo confessar, que engolir as medidas rigorosas do Governo contra o fumo é muito mais doloroso e incompreensível pra mim. Agora fiscais circularão disfarçados para surpreender os fumantes. Deus Pai, por que esses fiscais não circulam nos pontos de ônibus, periferia e que tais explicando as medidas preventivas para que se possa, ao menos, tentar evitar o contágio da "marvada" da gripe. Eu estou fazendo a minha parte. E pergunto quem encontro quantas vezes já lavou a mão e que é terminantemente proibído levar as mãos aos olhos, nariz e boca. Parece bobeira, mas talvez isso seja mesmo a força de vencer o quase invisível! Beijos, queridona

maria carolina disse...

Oi Fê,
Apesar de eu não ser petista e não ter feito nenhuma apologia ao governo federal, a quem também reservo severas críticas,parece que seu comentario se refere ao meu.
Realmente a podridão está sim em todas as esferas, mas é inevitavel falar do governo do estado, pois a Lei em questao é estadual e o assunto do post é este, não é? Tucanar já virou verbo e nosso ilustrissimo presidente anda tucanando adoidado. Acredito que a internet é uma poderosa ferramenta pra colocarmos nossa opinião seja ela qual for. Por isso manifestei minha própria contradição, que apesar de não concordar com a politica deste governo, entendo a necessidade da lei. Não tenho a ilusão de que vai fazer alguém parar de fumar, mas ao menos respeitar minimamente os que não fumam. Ufaa.. no meio de tanta fumaça tb desejo acordar num Brasil melhor e igualitario, por isso escrevo aqui onde acredito ser espaço pra saudaveis discussões.
E viva a lúcida contradição!!!

Pq agora vou saborear o meu vício... rsrsr

beijocas

Fê disse...

Maria, querida, o assunto do post é esse mesmo e até já havia comentado acima. E aqui também é espaço para saudáveis e democráticas opiniões. Resolvi extravazar coisas que venho comentando com Sandra há tempos. Nada tem a ver com você, imagine, você é uma fofa, que eu adoro. Estou pelas tampas com tanta podridão! De todos os lados, de todos os partidos. Parei de fumar mas respeito os fumantes, que contiuarão a poder fumar na minha casa! beijocas pra vc também e escreva sempre.