terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Santos, 462 anos

Como um bom santista, não poderia deixar passar em branco o aniversário da minha cidade, que por sinal é mais velha que São Paulo. No sábado, dia 26 de janeiro, Santos fez 462 anos. Aproveitei o fim de semana prolongado para ficar na cidade em que nasci.

E para quem não sabe, Santos possui muito mais atrativos que os seus sete quilômetros de praias e seus jardins. Do outro lado da cidade, o centro velho reserva boas surpresas para os interessados em história ou apenas num bom passeio. Para começar, pegue o bonde turístico na praça Mauá. O passeio custa R$1,00 e dura cerca de 15 minutos. Uma guia bem preparada conta casos curiosos e explica um pouco dos prédios históricos, como a Casa Azulejada, a Igreja de Santo Antônio do Valongo, a Bolsa do Café e o Panteão dos Andradas (onde estão os restos mortais de José Bonifácio e seus irmãos), entre outros.

A Bolsa do Café vale uma visita separada. Lá você pode apreciar diversos tipos de café, além de visitar o prédio, o que já vale o passeio. Não deixe de ir ao Carioca (misto de bar e café) em frente ao prédio da Prefeitura, que serve um delicioso pastel. Depois da pausa para o lanche, dê uma volta pela rua XV de Novembro para apreciar os prédios restaurados (a rua e seus arredores serviram de cenário para as minisséries Um Só Coração e JK, da Rede Globo). Se der, volte a noite, pois inúmeros barzinhos e casas noturnas fazem a festa dos que curtem uma balada.

Se ainda tiver fôlego, suba o Monte Serrat. Situado a 157 metros do nível do mar, possibilita uma visão de 360 graus de toda a cidade. O acesso pode ser por bondinho, que funciona sobre trilhos em sistema funicular, ou por escadaria com 415 degraus, que começa na Fonte do Itororó (a mesma da canção infantil). No alto está localizada a capela de Nossa Sra do Monte Serrat, padroeira da cidade. Para finalizar o passeio, o Teatro Coliseu, recentemente restaurado é obrigatório.

Muitas outras atrações também podem ser conferidas. Volte outro dia e aproveite os bons passeios que o centro antigo oferece. Apesar de morar desde 2000 em São Paulo e adorar a metrópole, meu coração ainda bate forte pela cidade litorânea, onde está a minha família, lembranças da minha infância e muitos amigos. Parabéns Santos!

(Frederico Paula)

6 comentários:

Anônimo disse...

Santos é uma bela cidade. O Caio já gosta muito de lá, inclusive a maior partes dos passeios indicados ele já fez!!! Agora só falta curtir a praia. Visite Santos e roteiro indicado, garanto que é um passeio bem legal.

Adriana Balsanelli disse...

É engraçado que sempre que viajamos para outras cidades e principalmente para outros países, ficamos preocupados em conhecer tudo. Visitar museus, conhecer pontos turísticos, experimentar comidas típicas. E muitas vezes deixamos de experimentar o que está em nossa cidade. Adorei as dicas e na próxima vez que for a Santos vou usá-las!

Anônimo disse...

Eu não sabia que que era Itororó! Sempre cantei Tororó...
Também desconhecia esse lado de Santos. Da próxima vez que estiver por lá, também vou tentar fazer esse roteiro.

Tudo al dente disse...

oi Fernanda e equipe... 'stá óteeemo este blog...
me desculpa nao ter respondido uma mensagem que vc me deixou no meu gmail. Como nunca o abro, só fui vê-la ontem.
bjs a todos
ale

Nani Gaspar disse...

eu ja andei de bondinho, subi no Monte Serrat, só falta ir na Bolsa do Café !!!
eeeeee cidade Linda que eu AMO.. as vzs bate uma super saudade !!!!

adoreii o Post fred !!!
bjos

Anônimo disse...

Adoro Santos, uma cidade muito gostosa. Tenho amigos queridos lá!
Fred, beijo procê!