segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Jeito de verão carioca

Os anjos do bem certamente traçaram seu mapa. Quando pequena, tudo já entregava. A cor da pele, o sotaque carregado, os olhinhos pretos espertos, os cabelos escorridos e negros. Nascida e criada no pedaço de areia abençoado por Deus, foi um pulinho se tornar rata de praia. De espírito livre (mas ligadíssima na família), apaixonada pela natureza, crescida no quadrilátero mais charmoso do Rio, compreendido pela Visconde de Pirajá, Vieira Souto, Garcia D’Ávila e Farme de Amoedo, nasceu picada pelo bichinho “do quem sabe o que quer da vida”.

Viajou, conheceu outros países, estudou fora, virou mestre (agora é doutora) e deu asas ao talento de empreendedora. Entre a Veterinária, a carreira acadêmica e os negócios gastronômicos da família, ficou com os três. Especializou-se em endoscopia animal e ainda toca a Pastrella, casa de massas na Ataulfo de Paiva, divisa do Leblon com Ipanema.

Sangue bom, a garotinha sem nojo de bicho algum cresceu e rala o dia a dia na administração da loja com o mesmo carinho com que desengasga gatos e cachorros entalados com objetos estranhos. Jeito maneiro, também aprendeu a pegar onda e gosta de andar de skate aos domingos, quando a rua da praia é fechada para os carros. Ela é carioca, linda e sabe viver. Flávia Silva Raja Gabaglia Toledo, minha prima, com muito orgulho.

Com o verão carioca bombando, ver o Morro Dois Irmãos e as Ilhas Cagarras do deck do seu apartamento é bálsamo, alimento para a alma, paisagens jobinianas. Como pousar no Santos Dumont e avistar a Baía de Guanabara e o Corcovado, Cristo Redentor. Ou andar de carro pelo Aterro do Flamengo, passando pelas praias até o Leblon. Não faltou nada no fim de semana: mergulho no mar, Mate Leão gelado e o clássico biscoito de polvilho Globo, bolinho de bacalhau e chope do Bracarense, almoço depois da praia no casarão anos 40 do Gula Gula da Aníbal de Mendonça, com direito à caipirinha de frutas vermelhas.

Teve até bolo surpresa, em companhias especialíssimas. Sem esquecer da convivência divertida com um ser de uma espécie com a qual eu não tinha a mínima intimidade, a Mia, Mia Farrow, uma gata adolescente de dentes afiadíssimos, de quem sinto saudades agora. Valeu, Flavita, pelos dias inesquecíveis do meu melhor aniversário! Meu amor eterno.

(Fernanda Teixeira)




3 comentários:

Anônimo disse...

O Rio de Janeiro continua lindo...
Que saudades da minha terrinha!

Anônimo disse...

Adorei o texto da Flávia! Não sabia de todas esses dons e qualificações (acadêmicas) que ela tem. Bem, afinal o único contato até hoje que tive com ela foi naquele domingo a noite e por e-mail quando mostrou sua imensa gentileza de procurar um hotel para o reveillon. Fê, a admiro muito pelo "pequeno grande ser" que você é!!!! Flávia, muito bom saber que apesar de pouco contato tive a oportunidade de conhecer uma pessoa tão legal, inteligente, simples, educada. E é lógico que terei o imenso prazer e voltar a reencontrá-la. Parabéns a vocês por serem quem são! Um beijo enorme.

Anônimo disse...

Dudu meu nome e Claudia e você não me conhece porem estou tentando entrar em contacto com sua prima veterinária Flavia Toledo. Por favor se puder passar o meu email para ela agradeço pois tenho uma gata que necessita com urgência fazer uma endoscopia. Muito Obrigada

Claudia Peluffo de Amorim
claudiapeluffo@ig.com.br
telefone 21 96926396 22660999