quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Vozes femininas

Ultimamente, volto toda a minha atenção musical para duas mulheres (desculpe, Rita Lee, mas não é você dessa vez): Fernanda Takai e Amy Winehouse.

A primeira, Fernanda Takai - a única pessoa que conheço nascida em Serra do Navio, cidade do Amapá em que morei -, empresta toda a sua doçura para músicas que fizeram sucesso na voz de Nara Leão. O CD Onde Brilhem Os Olhos Meus é uma bossa com pitadas de Pato Fu. Pudera: John Ulhoa está presente nos arranjos, produção e alguns instrumentos do disco, que também conta com os teclados de Lulu Camargo, integrante do grupo mineiro desde o CD Ao Vivo - MTV. E isso é bom. Fernanda traz um novo ar para canções como Insensatez, Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos, Diz que Fui por Aí e outras.

Já a londrina Amy Winehouse me seduz pela potência de sua voz e a capacidade que tem para adaptá-la a canções românticas ou nervosas. O seu DVD Amy Winehouse: I Told You I Was Trouble - Live in London é o registro de uma das apresentações mais bacanas que eu já vi. Além de ter uma banda impecável (destaque para os backing vocals, que cantam e dançam durante todo o show), assim como um cenário e uma iluminação perfeitos, o DVD mostra que Amy é digna da comparação a divas como Nina Simone, Ella Fitzgerald, Billie Holiday e outros grandes nomes. Pena que ela está se acabando em drogas, mas isso é assunto para outro post. Minhas faixas prediletas são Tears Dry on Their Own, Valerie, He Can Only Hold Her (com um pedacinho de That Thing) e Me & Mr Jones, além da parte que ela conta como perdeu o canino direito.

Fica a dica de duas grandes vozes femininas. Estilos diferentes, mas o nível de qualidade é o mesmo.
(Vanessa Fontes)

3 comentários:

Anônimo disse...

Antes a música Diz Que Fui Por Ai vinha à minha mente na voz do Luiz Melodia. Já era, negão. Não consigo lembrar dela se não for na delicadeza da Fernanda Takai. E vc é a culpada, mocinha!!!
Quanto a Amy, coitadinha. Um ser com a voz linda, possante e uma mente perturbada.

Fernando Ferrari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

De fato, Vanessinha tem se mantido vidrada nessas duas. Por consequência, entrei na dança e gostei. Entre as duas, tenho uma certa inclinação à Amy Winehouse, pela consistência e pela pegada, grande parte por responsabilidade da banda que a suporta. Mas me agrada bastante a suavidade e o carisma da Fernanda Takai, não só nesse trabalho, mas com o Pato Fu também. Ótimas pedidas, minha cara.

PS : vocal feminino ? Superchunk é uma boa banda também :o)