sexta-feira, 13 de maio de 2011

Irmaõs Nemer - Literatura, poesia e cotidiano




Noite de quarta-feira friorenta, no charmoso restaurante Feijoada da Bia, a atriz Regina Braga e a dramaturga Marta Góes foram as anfitriãs de um encantador encontro em homenagem a uma das mais importante escritoras americanas do século 20, Elizabeth Bishop, cujo centenário de nascimento é lembrado este ano com a volta em cartaz, dez anos depois, do espetáculo Um Porto para Elizabeth Bishop.

Nas duas horas que passaram voando, o casal de irmãos Linda e José Alberto Nemer (ela professora, ele artista plástico) contaram histórias e passagens memoráveis da vida da amiga com quem conviveram intimamente, em Ouro Preto, Minas Gerais, onde todos tinham casas.

Quitutes elaborados por Bia (irmã de Regina Braga) esquentavam os convidados, entre eles, o diretor da peça José Possi Neto, o médico Dráuzio Varella, o dono da Livraria Cultura Pedro Herz, a editora Mary Lou Paris, o neto de Carlos Lacerda Rodrigo Lacerda, o ex-presidente da Petrobrás Phlilippe Reichstul, os jornalistas Humberto Werneck, Roberto Pompeu de Toledo, José Nêumanne Pinto, Antonio Prata, Maria Prata e Paulo Werneck.
Entre um e outro caso, goles de vinho tinto e cerveja, a noite - em homenagem à poeta que adorava o Brasil – foi regada a caldinho de feijão e bolinho de arroz, antes do delicioso caldo de fungui e do doce de laranja. Cabelos lisos, cor de prata, aos 80 anos, a doce Linda Nemer abriu a reunião lendo uma das muitas cartas escritas por Bishop para ela. “Bishop sempre me cobrava uma resposta, nem que fosse uma bula de remédio.” Para quem dizia não dominar o português, a carta – muito bem escrita - era uma crônica poética sobre uma tarde em Ouro Preto.

“Metódica na cozinha, a escritora gostava de receber amigos para jantares preparados por ela mesma. Segundo Alberto Nemer, “não começa uma receita sem uma balança e um reloginho ao lado”. Logo que se conheceram, afinidade imediata, Alberto Nemer foi convidado para um café na casa de escritora. Quando ela voltou da cozinha, ele estava com os dois gatos da autora instalados confortavelmente em seu colo. “Esses gatos gostam de experimentar o colo de algumas visitas.” A partir daí, Nemer já sentiu que tudo em Bishop era poesia.

Entre as frases memoráveis colecionadas pelos irmãos Nemer, Alberto contou que, depois de hospedar por três dias um escritor americano, ele a encontrou debruçada chorando sobre a mesa. Há tempos sem contato com sua língua, ela disse : “Estou apenas chorando em inglês”.






(Fernanda Teixeira)

Nenhum comentário: