quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cuidado, Garoto Apaixonado!


por Nanda Rovere

A peça, que fala da descoberta do amor através de uma linguagem moderna, é a primeira direção do escritor Toni Brandão. Cuidado: Garoto Apaixonado é um espetáculo de teatro infanto-juvenil que, numa linguagem simples e direta, como é a do jovem, fala da descoberta do amor entre colegas de escola e valoriza a amizade. Mostra como Tui, um garoto sensível e inteligente, descobre o amor ao se apaixonar pela mesma garota que o seu melhor amigo, Ale.

Como este salvou a sua vida na praia, esse sentimento é sufocado...até uma hora em que ele não aguenta mais a renúncia. Adaptada e dirigida por Toni Brandão, escritor renomado de livros infanto-juvenis e que assina a sua primeira direção teatral, a peça já foi montada por Débora Dubois e recebeu importantes prêmios, como APCA (melhor autor infanto-juvenil pela adaptação para o teatro), Mambembee Coca-Cola. Para Brandão, a única coisa que as duas montagens têm em comum é o texto: “Eu levei dez anos para ter coragem, depois de ver como ficou legal o espetáculo da Débora”, brinca. “A direção da Débora valorizava aspectos diferentes, até porque eu sou menino e ela é menina. Primeiro, foi a versão da mãe e, agora, é a do pai", diz. ¨É uma visão masculina da mesma história, que ressalta mais o humor, a brincadeira, e menos o romantismo. E nenhuma é melhor que outra, é só uma maneira diferente, finaliza”.

Questionado sobre a decisão de tornar-se diretor teatral, declara: ¨Escrever é muito solitário. Dirigir foi uma oportunidade para interagir com as pessoas. Me distanciei do ¨Toni autor¨ e criei com liberdade, diz. O texto trabalha com assuntos que não saem de moda e fazem parte do cotidiano dos estudantes, sem apelar para o óbvio. A reflexão sobre o afeto é o mote da montagem, sem deixar de lado o entretenimento. O cotidiano dos personagens está permeado de referências culturais, levando para o palco o hábito da leitura, a força da palavra e aulas de canto e teatro, que culminam com amontagem de Romeu e Julieta (numa homenagem a Antunes Filho).

“Eu tento mostrar que ir ao coral ou fazer teatro pode ser tão gostoso quanto jogar videogame ou bola. Isso é um desafio enorme, porque o que interessa, hoje, é a capa, não o conteúdo. Mas a ponte que nós fazemos é que, se dermos conteúdo pra garotada, vão tomar aquilo para si e vão gostar, que é exatamente o barato da arte. Vamos mostrar que dá para se divertir com qualidade”, conta o diretor. A montagem prima pela agilidade típica das histórias em quadrinhos e, para dar sustentabilidade ao ritmo das cenas, as ambientações são modificadas através da movimentação de uma pequena estante de quatro faces e da troca de objetos de cena. Elementos de cartoon, de videogame e um muro de escola, com pichações e CDs, merecem destaque.

A trilha é eclética e o figurino ¨descolado¨, com uniformes estilizados. O realismo do dia-a-dia dos adolescentes é quebrado pela presença de Eros, a consciência de Tui que o desperta para a conquista de Camila (a garota disputada pelos amigos). No elenco, Iara Jamra e mais sete jovens atores: Beto Galdino, Daniel Iasi, Beatriz Diaféria, Guilherme Magon, Jessica Drago, Patricia Pantaleão e Alan Ribeiro. Iara Jamra é conhecida pelos seus trabalhos em teatro e TV. Toni Brandão sempre teve vontade de trabalhar com a atriz. ¨Uma intérprete consistente, que a garotada merece conhecer¨, afirma o diretor.A temporada vai até 8 de novembro e o objetivo é agendar o espetáculo para escolas.

2 comentários:

Vera Magno disse...

Eu fui na estreia e adorei! Parabéns à equipe da peça.

gui pimenta disse...

Esta foto está registrada em C.C e deve ser dado crédito ao utilizar.
foto de gui pimenta, originalmente cedida ao Blog Cultura e a Arte Plural e postada em http://goo.gl/HMlx