E para quem não sabe, Santos possui muito mais atrativos que os seus sete quilômetros de praias e seus jardins. Do outro lado da cidade, o centro velho reserva boas surpresas para os interessados em história ou apenas num bom passeio. Para começar, pegue o bonde turístico na praça Mauá. O passeio custa R$1,00 e dura cerca de 15 minutos. Uma guia bem preparada conta casos curiosos e explica um pouco dos prédios históricos, como a Casa Azulejada, a Igreja de Santo Antônio do Valongo, a Bolsa do Café e o Panteão dos Andradas (onde estão os restos mortais de José Bonifácio e seus irmãos), entre outros.
A Bolsa do Café vale uma visita separada. Lá você pode apreciar diversos tipos de café, além de visitar o prédio, o que já vale o passeio. Não deixe de ir ao Carioca (misto de bar e café) em frente ao prédio da Prefeitura, que serve um delicioso pastel. Depois da pausa para o lanche, dê uma volta pela rua XV de Novembro para apreciar os prédios restaurados (a rua e seus arredores serviram de cenário para as minisséries Um Só Coração e JK, da Rede Globo). Se der, volte a noite, pois inúmeros barzinhos e casas noturnas fazem a festa dos que curtem uma balada.
Se ainda tiver fôlego, suba o Monte Serrat. Situado a 157 metros do nível do mar, possibilita uma visão de 360 graus de toda a cidade. O acesso pode ser por bondinho, que funciona sobre trilhos em sistema funicular, ou por escadaria com 415 degraus, que começa na Fonte do Itororó (a mesma da canção infantil). No alto está localizada a capela de Nossa Sra do Monte Serrat, padroeira da cidade. Para finalizar o passeio, o Teatro Coliseu, recentemente restaurado é obrigatório.
Muitas outras atrações também podem ser conferidas. Volte outro dia e aproveite os bons passeios que o centro antigo oferece. Apesar de morar desde 2000 em São Paulo e adorar a metrópole, meu coração ainda bate forte pela cidade litorânea, onde está a minha família, lembranças da minha infância e muitos amigos. Parabéns Santos!
(Frederico Paula)