quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Mundo das ideias


Ando pela vida prestando atenção em tudo, distraída com detalhes. Rego ideias para projetos de trabalho, viagens, simples mudanças, livros que um dia lançarei.  Embaixo do chuveiro, no balcão da loja, deitada olhando o teto. Hipnotizo-me por situações diversas, pelo jeito cuidadoso do vendedor fazer o pacote, as mãos delicadas, dobrar o produto, cortar os frios, embrulhar o presente. Deito os olhos nas imagens selecionadas e as congelo em instantes quilométricos. Prazer que poderia durar mais que os poucos minutos de seu tempo real. Saio do pensamento satisfeita, extasiada.



Ando pela vida prestando atenção no geral e apertando o desligar. Costumo não seguir nem ser seguida por nenhum carro quando estou na direção. Perco o rumo e erro o caminho algumas vezes. Músicas conduzem pensamentos para lugares desconhecidos. Retomo a trajetória sem problema, que esse mundo é muito rico em personagens e histórias para contar. Ligo o gravador e registro o que é para lembrar e esquecer.



Ando por aí sem reparar quando a faxineira troca os tapetinhos limpos da cozinha sem necessidade. Também deixo de colocar água no vaso de flores lindas. Das próximas vezes, vou colar bilhetinhos para mim mesma, que não gosto de planta morrendo. Sem falar nos comprovantes de estacionamento que a gente nunca sabe em que bolso ou lugar da bolsa guardou e acaba por confundir com extratos bancários na hora de pagar. As chaves do carro, os documentos. Meu Deus, onde estão?



Sigo vivendo assim. Os quadros da minha casa moram no chão, escovo os dentes de meu cachorro diariamente, vou ao cinema para alimentar a alma, escuto música bem alto quando acordo, leio três páginas de qualquer livro antes de dormir, danço em frente ao espelho para acalmar o coração, me escondo debaixo da mesa ou atrás de portas para surpreender quem chega, acendo a luz durante o almoço na casa de minha mãe, faço desfiles de moda com meus sobrinhos. Gosto de alcachofra, pipoca e Coca-Cola. De lugar arejado, sol, mar, praia, piscina, sorvete, de andar de avião, do mês de janeiro em São Paulo, de andar de moto e pegar onda, do calçadão de Ipanema.



Distraída e alerta, prossigo prestando atenção em pequenos prazeres cotidianos. Só não pergunte se notei a cor do sofá da sala da minha analista.



(Fernanda Teixeira)

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Fêzinha,

Adoro te ler, adoro você!
bj. Carmen