segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Strindbergman retrata relação íntima


Por Adriana Guivo,
do Colherada Cultural

A intimidade que duas pessoas alcançam ao serem forçadas a um convívio constante é o tema de “Strindbergman”, em cartaz em São Paulo. A produção, já apresentada em Paris, é inspirada nas obras clássicas de dois suecos: o filme “Persona” (1966), do cineasta Ingmar Bergman, e a peça “A Mais Forte” (1888), de August Strindberg. Ainda que não se conheça as histórias originais, é possível se emocionar com a humanidade das protagonistas.

Na peça, uma paciente e sua enfermeira partem rumo à praia, na tentativa de obter uma melhora não alcançada em três meses de internação clínica. A primeira é Elisabeth Vogler, uma famosa atriz que subitamente emudeceu. Para sua médica, essa seria apenas mais uma interpretação em sua carreira, que findaria como uma temporada teatral.

A outra é Alma, uma jovem que deseja fazer os outros felizes, e que expõe seus segredos pelo prazer de ser ouvida por alguém que admira. O relacionamento entre elas apresenta aos poucos os interesses particulares que mantêm, enquanto suas identidades se fragmentam e se fundem – ou se confundem – uma com a outra. A fragilidade de uma declaração de alto teor erótico faz emergir o lado cruel de suas personalidades, numa inevitável admiração mútua.
As duas alcançam assim o mais profundo de suas emoções para compartir força e fraqueza, num jogo especular de dominação psicológica. Aberta a múltiplos significados, a peça pode ser compreendida conforme o nível de identificação que se tenha com as confissões das personagens.As atuações de Nicole Cordery e Janaína Suaudeau impressionam pela cumplicidade e vitalidade em se expressar através de gestos, silêncio e verborragia.
Entre os elementos cênicos se destacam a montagem multimídia, que projeta imagens de ambas as atrizes vivenciando um enredo de traição; um leito-passarela que alterna uma dinâmica de equilíbrios, entre altos e baixos condizentes com os estados emocionais sentidos; e um impecável figurino em preto e branco, composto de imensos chapéus, elegantes vestidos e maiôs, os quais reforçam tanto a feminilidade quanto a semelhança entre as mulheres.

“Strindbergman”. Até 20 de dezembro no Viga Espaço Cênico. Rua Capote Valente, 1323 – Pinheiros – São Paulo. Tel: (11) 3801-1843.

Nenhum comentário: