quarta-feira, 15 de julho de 2009

Horinhas de Descuido

Hoje o dia amanheceu mais quente. Mais feliz pra quem detesta passar o dia encolhida. O "agitinho" da manhã brotense, a disposição das pessoas com mais um dia começando e a convicção de que vamos sobreviver, pelo menos por hoje. Ao chegar a minha mesa de trabalho deparo, como todos os dias, com o Estadão (assinado pela família desde o nº 0).

E aí minha manhã começa a mudar ao ver estampada a foto de Lula e Collor se abraçando, ambos muito felizes. No rodapé, a frase do Presidente : "Quero fazer justiça ao senador Collor". E essa não é a manchete, que diz assim: "Oposição acua Sarney e governo blinda investigação".

Embora calejada, e estagnada com tanta barbaridade das quais nos tornamos meros espectadores, não tenho como deixar a tristeza e a desesperança me invadirem. Faço um retrospecto dos tempos que saíamos às ruas para lutar por um presidente do povo ou para derrubar um presidente dos marajás. Que força, que paixão, que esperança...

E agora ? O que a gente faz? Se deprime, chora, esperneia, só assiste ? Será mesmo que todo mundo tem um preço? Será que nós também devemos nos entregar as manobras da corrupção ? Será que meus acentos estão no lugar certo ? Se não tiverem peço desculpas, mas não estou conseguindo acompanhar tanta mudança.

Abandono o jornal e resolvo ir comprar mamão e banana para o café da manhã da Dona Ermínia, minha mãe. Isso sim, é felicidade. Ela prefere a nanica, e vocês? Como deixou escrito o sábio Guimarães Rosa : "A felicidade se acha em horinhas de descuido"!
Tenham todos muitas horinhas de descuido hoje e sempre. Beijos.

Célia Jordani, especial para o Blog do Dudu

5 comentários:

Fernanda Teixeira disse...

Celinha,
Cheguei na Arteplural, abri os jornais e ri. Só rindo mesmo. Depois resolvi tomar um cafezinho, que ninguém é de ferro pra aguentar tanta hipocrisia. Beijo e obrigada pela participação especial.

Renata Odilon disse...

O texto da sua amiga é ótimo e, infelizmente, a sensação que tive ao ver o jornal (Folha de SP) também foi de mesma indignação, principalmente para mim, que fui cara pintada...Beijos.

Célia Forte disse...

Jordani, obrigada por conseguir sintetizar a minha também indignação. Não resta mais nada a não ser comer pizza, como dizia o rapaz que está ao lado do pobre do senador. Fernanda, seu blog está virando uma instigante "Tribuna Livre". Muito bom. Beijos às duas garotas. Sempre, Forte

Laura Fuentes disse...

Grande colaboração, um doce modo de exprimir a nossa incredulidade. E a revolta mesmo, quando virá?

Fê disse...

Já veio, Laura. Sob a forma de mentiras, que eu relevo até o ponto em que não me prejudica.