terça-feira, 28 de julho de 2009

Engenho Mostra Um Pouco do Que Gosta

Em agosto acontece a 4ª Edição do Engenho Mostra Um Pouco do Que Gosta, uma iniciativa do Engenho Teatral, conceituado grupo de teatro, cuja sede está montada ao lado da Estação Carrão do Metro, na Zona Leste, dentro do Clube Escola Tatuapé (Parque da Prefeitura que alguns moradores da região ainda conhecem como Sampaio Moreira). A cada final de semana, uma Cia de Teatro é convidada a se apresentar, sempre aos sábados e domingos, às 19 horas. A mostra reúne grupos e peças representativas do cenário paulistano. Os ingressos são gratuitos. Mas atenção! É recomendado chegar com, pelo menos, 1 hora de antecedência, pois os espetáculos costumam lotar.

A primeira a se apresentar é a Cia São Jorge de Variedades com a peça Quem Não Sabe Mais Quem É, O Que É e Onde Está, Precisa Se Mexer, nos dias 1 e 2. Baseado na obra de Heiner Muller, o espetáculo discute o marxismo, a luta de classes e outros elementos da revolução socialista com humor e contemporaneidade. Em busca de respostas para o agora, três jovens revolucionários desenvolvem planos e ações para reverter o quadro da imobilidade. Os jovens são cheios de vida e intenções. Têm inteligência, ideais, coração, mas vivem o patético da ação aprisionada. A montagem, porém, está longe de ser pessimista em relação ao destino humano. A peça rendeu à São Jorge a indicação ao Prêmio Shell 2009 na categoria especial pela pesquisa e criação.

Dias 8 e 9 é a vez da Cia Estável de Teatro com o elogiado Homem Cavalo & Sociedade Anônima. A peça apresenta um cruzamento de situações sobre trabalho, moradia e consumo, costurado pela fábula de um homem animalizado e explorado em seus esforços por sobrevivência. O assunto é sério, mas é tratado com tons de ironia e bom humor. O espetáculo é resultado de uma pesquisa de mais de dois anos dentro de uma casa de acolhida para homens em situação de rua. Comparado ao clássico Eles Não Usam Black-Tie, de Guarnieri, pelo Jornal O Estado de São Paulo, como o Black-Tie dos dias de hoje.

Nos dias 15 e 16 o Grupo Clariô apresenta Hospital da Gente. Espetáculo construído a partir dos desconcertantes contos/cantos do escritor pernambucano Marcelino Freire. O Grupo Clariô de Teatro criou uma favela em seu espaço (Espaço Clariô em Taboão da Serra) para a realização da peça que conta com 7 atrizes no elenco. Trabalhadoras do Brasil abrem as portas dos seus barracos para revelar a que vieram, qual o seu papel, seu lugar no caos. O Clariô recebeu o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro 2008 pela Ocupação de Espaço e Grupo Revelação.

A Cia Os Crespos leva seu Ensaio Sobre Carolina, dias 22 e 23. A peça é baseada no diário da catadora de papel Maria Carolina de Jesus (1914-1977), publicado em livro com o título Quarto de Despejo, Diário de Uma Favelada. O grupo, formado por negros, surgiu na EAD (Escola de Arte Dramática da USP). Em comum, a vontade de discutir a sua formação e, como foco, estudar a história do negro nas artes cênicas no Brasil, numa instituição em que essa discussão não existia. O grupo utiliza a dança, o canto e o corpo como linguagem. Ensaio Sobre Carolina também foi selecionada para o Projeto Vitrine Cultural do Centro Cultural Grupo Silvio Santos, onde entra em temporada a partir de setembro.

Fechando a Mostra, a Brava Cia apresenta o espetáculo A Brava, nos dias 29 e 30. Inspirado na história de Joana d’Arc, a trupe propõe uma reflexão sobre os objetivos, rumos e escolhas de cada indivíduo e sua postura frente às conseqüências destas escolhas. Nesta montagem, a saga da heroína francesa é mostrada de forma épica, valendo-se de recursos como a música e a interação com a plateia, referências da cultura popular e da cultura pop, agregadas a situações cênicas que exploram o drama e um humor anárquico, para construir paralelos com os dias de hoje. A Brava foi contemplada com o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2009 como Melhor Espetáculo de Rua.

Engenho Teatral
Rua Monte Serrat, 230 - Estação Carrão do Metrô.
Clube Escola Tatuapé. Estacionamento no local.
Telefone para informações - 2092-8865.
Homem Cavalo & Sociedade Anônima

A Brava

(Adriana Balsanelli)

2 comentários:

Anônimo disse...

só peça boa!
vou rever algumas e ver as que não consegui ver ainda.

Rita de Cássia disse...

Massa! adorei a programação. Não conhecia o Engenho, mas assisti as duas primeiras peças dessa mostra e adorei.Vou conferir todas. valeu a dica!

Rita