segunda-feira, 13 de abril de 2009

Miniteatro e Vestido de Noiva

Kleber, Marilia e Beth Néspoli

Semana passada foi de bastidores - entre os preparativos para a abertura do mais novo espaço teatral da cidade, o Miniteatro, demos uma passada na sessão de fotos da peça Vestido de Noiva, com encenação de Gabriel Villela, que estreia em maio no Teatro Vivo. Em meio à reforma, Marilia Toledo e Kleber Montanheiro receberam alguns coleguinhas da imprensa, como Beth Nespoli, do Estadão, e Lucas Neves, da Folha, que foram colher material para suas reportagens, publicadas hoje. Nem tinha aberto as portas e a sede da Cia da Revista já chamava a atenção da população local, que parava para comentar e dar palpites sempre positivos sobre a novidade, o 7º teatro da Praça Roosevelt.

Fico sabendo que a valorização imobiliária cresceu na medida em que foi se concretizando a revitalização do local, fruto da ocupação do pessoal dos teatros, iniciada em 1997, com a chegada de Dulce Muniz e Roberto Asca no Teatro Studio 184, antigo Cine Arte Bijou, depois o Teatro do Ator e continuada em 2000, com os Satyros, seguidos pelos Parlapatões. Com isso, os aluguéis subiram tanto que as prostitutas - que moravam na redondeza - estão se mudando da área.

Enquanto a sede da Cia da Revista ia ganhando vida, na Aclimação, no galpão de ensaio por onde já nasceram espetáculos como Salmo 91 e Calígula, as 18 pessoas do elenco e produção da peça de Nelson Rodrigues eram clicadas pelo fotógrafo João Caldas. No intervalo entre uma e outra foto, eu e Lígia aproveitávamos para fazer as entrevistas para confeccionar o release. Com um olho na foto e outro no nosso gravador, Gabriel Villela foi o primeiro. Estava atento a todos os detalhes dos figurinos (original e rico em criatividade) e da maquiagem.

Depois batemos papo com os atores Marcello Antony, Leandra Leal, Vera Zimmermann e Luciana Carnieli, que interpretam, respectivamente, Pedro, Alaíde, Lúcia e madame Clessi. A cada clique, João fazia questão de mostrar o resultado ao diretor. Do outro lado da porta do galpão, no quintal do casarão, os atores, diretores assistentes e produtores (entre eles Renata Alvin, Claudio Fontana, Heloisa Castilho, Daniel Maia, Pedro Moutinho e Rodrigo, Felipe) que aguardavam sua vez de serem fotografados se incumbiam de dar vida ao ambiente, num burburinho fervilhante. Na mesa, café, refrigerante, bolo, biscoito e suco à vontade. Deliciosa a oportunidade de usufruir desses momentos de backstage.

No dia seguinte, em meio a tanto trabalho, nosso provedor resolveu não funcionar por quase 24 horas. Incrível como hoje, dependendo da natureza do que se tem que fazer, o email é uma ferramenta indispensável. Sem estresse, aproveitamos para dar telefonemas e relaxar um pouco. E fomos brincar de procurar ovos de Páscoa escondidos no escritório. Em tempo: Não fosse a Sandra, nosso departamento financeiro, nosso japonês da informática e quebra-galhos em geral, dar um jeito, estaríamos até agora sem notícias .... Depender do pessoal do Virtua não dá mesmo. Muito mais gostoso acompanhar o nascimento de uma montagem ou de um teatro.
(Fernanda Teixeira)

Nenhum comentário: