O Teatro Imprensa deu um passo que garantirá parte do que há de mais contemporâneo no teatro da cidade para suas salas. O Centro Cultural Grupo Silvio Santos recorreu aos jornalistas Valmir Santos e Kil Abreu para fazer a curadoria do Projeto Vitrine Cultural, que analisou mais de 400 e selecionou 12 espetáculos. O intuito é fomentar projetos com forte potencial artístico. Resultado: ocuparão o teatro este ano, entre outros, Juliana Galdino (ex-Medéia, de Antunes Filho); Janaína Leite (talentosa atriz do premiado grupo XIX); Cássia Goulart (indicação ao prêmio Shell 2008 de melhor atriz) e Os Crespos, grupo de atores negros que espetáculo de alta qualidade na cidade, porém pouco divulgado.
"Fizemos apostas, esperamos ter escolhido o melhor, embora ao menos 90 peças tivessem potencial para ocupar as salas do Teatro Imprensa", disse Kil Abreu, um dos curadores. Ele ressalta a vantagem de um espaço que abre suas portas para fomentar o teatro em pleno ano de crise. As peças 'Cachorro Morto', de Leonardo Faria; 'Quase Nada', de Alain Brum; 'Frozen', de Rachel Ripani, e 'Music Hall', de Gabriela Flores, também prometem forte qualidade artística. Há também o espetáculo 'Henfil Jà!', de Curitiba. Foram escolhidas, ainda, três peças suplentes para o espaço: a peça 'Pelo Cano', da palhaça Paola Musatti; 'As Alegres Comadres', de Tetembua Dandara, e 'A Mão e a Luva', do Núcleo de Estudos do grupo Tapa. Este conteúdo premiado servirá a um bom objetivo: formação de público. Cada uma das peças ficará em cartaz por três meses a preços populares (R$ 10), com duas apresentações por semana. O projeto prevê investir cerca de R$ 1 milhão com o apoio da Lei Rouanet. Os espetáculos receberão cachê sempre como se a sala tivesse sido lotada, no caso do Espaço Vitrine (48 lugares).
Para a Sala Imprensa (452 lugares), foram selecionadas as peças 'Amanhã é Natal', 'Eldorado' e 'O Livro dos Monstros Guardados'. Para a Sala Imprensa há apenas um suplente, o espetáculo 'Réquiem'. A premiada produtora de teatro infantil e também diretora do Centro Cultural Grupo Silvio Santos, Cintia Abravanel, anunciou que a intenção é fazer com que programa continue e possa sempre privilegiar boas produções artísticas na cidade.
Os Escolhidos
ESPAÇO VITRINE
Bartleby
Cachorro Morto
Comunicação a Uma Academia
Ensaio sobre Carolina
Festa de Separação
Frozen
Henfil Já!
Music-Hall
Quase Nada
SUPLENTES
Pelo Cano
As Alegres Comadres
Mão na Luva
SALA IMPRENSA
Amanhã É Natal
Eldorado
O Livro dos Monstros Guardados
SUPLENTE
Réquiem
Juan Velásquez – especial para o blog do dudu
Nenhum comentário:
Postar um comentário