Leonardo Moreira (texto e
direção) focaliza casais - um fato presente em toda a história da humanidade -
tentando entender a si próprio e um ao outro. Trata a questão com tanta
delicadeza que faz lembrar Tom Jobim: “são as águas de março fechando o verão,
é promessa de vida no seu coração”.
Em 1950, quando surge o Teatro do
Absurdo era natural um tom muito trágico para tratar das incompetências
humanas, como o de Samuel Beckett, mesmo que Eugène Ionesco lidasse com a
questão com um humor relativo. Afinal, durante quase todo o século XIX,
pensávamos que a razão era perfeita e incapaz de cometer enganos e que a
ciência iria resolver todas as nossas dúvidas. Já pensou que futuro chato? Um
mundo sem surpresas? Melhor que a vida tenha bastantes ensaios e a gente não
tenha certeza de como será a estreia.
Como diretor Moreira acerta
também na escolha de apresentar o espetáculo num palco giratório e desse modo
trocar os cenários (Andre Cortez e cenotécnicos Gerson Rodrigues e Lázaro
Ferreira). O espectador se pergunta se é o mesmo casal em tantos contextos ou
se são vários. Nesta mesma linha estão os figurinos de João Pimenta, tão
discretos que a gente fica em dúvida se vestem cada personagem em cada cena ou
se é o mesmo casal em diversos contextos. O mesmo pode ser dito da música de
Marcelo Pellegrini que se preocupa com a emoção focada no momento em cena e só.
A iluminação de Marisa Bentivegna emoldura com brilho todas as cenas.
São aspectos que ajudam o
espetáculo que além deles contam com excelente elenco: Maria Helena Chira que
faz a personagem feminina ou todas as mulheres do texto,Rafael Primot que se
encarrega de ser seu par e Fabrício Licursi que participa de tudo na maioria
das cenas como fotógrafo. Os três se saem maravilhosamente bem e, participaram
da criação da peça.
Por essas e outras, corra ao
Centro Cultural Thomie Ohtake, rua Coropés 88, travessa da Faria Lima e da
Pedroso de Morais. É um espaço com 96 lugares, mas você não pode perder.
Maria Lúcia Candeias
Doutora em teatro pela USP
Livre Docente pela UNICAMP
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