quinta-feira, 26 de julho de 2012

Comédia Serpente Verde, Sabor Maçã

Vestida de vermelho sangue, a compulsiva, misteriosa e enigmática Senhora G oferece xícaras de chá para suas visitas, ora do bule prateado, ora do bule dourado. Dependendo de seu julgamento sobre se o convidado é torpe ou possui boa índole, o resultado do encontro pode ser amargo e fatal. A cada chá servido, uma nova sentença decretada por esta terrível mulher, interpretada por Lulu Pavarin. Esta é a trama de Serpente Verde, Sabor Maçã. O espetáculo volta em cartaz no Espaço Parlapatões para uma curta temporada às quintas e sextas-feiras, às 21h, a partir de 2 de agosto (para convidados) e 3 de agosto (para público). Até 31 de agosto.
 

Fábula dark, a peça tem texto que brinca com gêneros - pode ser drama, comédia, comédia dramática, humor negro - dos cariocas Jô Bilac e Larissa Câmara, produção da Casa 5, do titã Branco Mello e da atriz Angela Figueiredo que é integrante da recém-formada Cia das Trevas formada também por  Lavínia Pannunzio, Luna Martinelli e Fernando Fecchio.
 

Em cena, os simpáticos e inesperados personagens conduzem a trama desta comédia de forma divertida, tornando a plateia cúmplice da agradável senhora e seu bule de chá. Em clima de suspense, a graça se revela atraente, por meio da penumbra do carrinho de chá verde, sabor maçã. Com acidez, o espetáculo levanta questões entre o bem e o mal. Falando sobre moral com humor, personagens em crise e sem pudor. O tom do espetáculo é dado pela forte interação do elenco muito intenso e afinado.


O espetáculo fez temporada em São Paulo no ano passado e foi convidado para o projeto SESI Viagens Teatrais 2012, onde se apresentou em 17 cidades do Interior, com “casa lotada em todas as apresentações e retorno muito positivo das plateias que riram muito, vibraram e aplaudiram em cena aberta”, segundo a produtora e atriz Angela Figueiredo. Nesta nova temporada, a produção da peça libera o público para fazer registros do espetáculo. Iniciativa de Angela Figueiredo, a ideia é que as pessoas postem fotos e vídeos em redes sociais, ajudando na divulgação. “Além de estimular os atores, é mais uma forma das pessoas saberem que estamos em cartaz”, explica a produtora e atriz.


Elenco e personagens

Na trama, Lulu Pavarin vive a Senhora G. “Ela decide quem vive, quem é bom ou mau. O G de seu nome vem de God. Ela se declara uma mentirosa compulsiva, o que é rico para uma atriz", conta Lulu.


Angela Figueiredo, Luna Martinelli e Fernando Fecchio se desdobram em nove personagens, que entram e saem de cena.

Mulher objetiva às voltas com a problemática inquilina que não desocupa sua casa, a Senhora White e interpretada por Angela Figueiredo. Assim, ela contrata um detetive para saber o segredo da Senhora G, que acaba se apaixonando pelo homem e abrindo a guarda", conta a atriz, que também interpreta Evelyn, outra personagem da trama.


"Vizinha da Senhora G, mãe de um garoto que sem querer joga sua bola na casa ao lado, e por infortúnio do destino os dois acabam invadindo a privacidade da simpática vizinha". Atualmente, Angela Figueiredo está na produção do documentário sobre os 20 anos do grupo Parlapatões, entre outros projetos. 


Luna Martinelli faz duas personagens, as irmãs gêmeas Fox e Flávia, que vivem competindo e se envolvem com o mesmo homem, atual noivo de uma delas. Na opinião da atriz, trata-se de uma peça "capaz de fazer a plateia rir dos absurdos cometidos pela personagem Sra. G, que acredita ter o papel de ceifadora da humanidade, preservando os bons e eliminando os maus". Atualmente, a atriz também está em cartaz com Limpe Todo o Sangue Antes que Manche o Carpete, também de Jô Bilac, que lhe rendeu o prêmio do Festival Festkaos de melhor atriz. 


O ator Fernando Fecchio conta que seus personagens – os masculinos - têm a possibilidade de transitar por figuras muito inusitadas e divertidas. "Os rapazes são os tipos mais sortidos possível. Tem o detetive canastra, que se passa por bom moço para conquistar e passar ileso pela perspicácia da protagonista, o jovem hipocondríaco blasé e mesquinho e uma criança terrorista que leva a Sra. G a cometer uma atrocidade causando a revolta do Bule e das Xícaras.”

Proposta de encenação

Serpente Verde, Sabor Maçã segue os passos que o cinema trilhou em filmes como Este Mundo é dos Loucos, de Philippe de Broca; Sunset Boulevard, de Billy Wilder; Cidade dos Sonhos, de David Lynch; Este Mundo é um Hospício, dirigido por Frank Capra, baseado na peça Arsênico e Alfazema, de Joseph Kesselring; O que Teria Acontecido a Babe Jane?,  de Robert Aldrich.


Convidada para dirigir a montagem, Lavínia se encantou com o projeto. "Adorei o texto. A Senhora G tem um grande carisma e comete atrocidades. É como se as nossas convicções caíssem por água abaixo, uma pessoa que decide o que é bom e ruim para os outros. A peça é uma fábula com caráter lúdico, uma colagem com influências do cinema e da música. O cenário brinca com essa questão de verdade e mentira, tem rosas sintéticas, a prata, que é a cor da morte, está presente. Já os figurinos ilustram esses personagens, expressam algo da natureza humana", explica Lavínia.


Paralelo à direção de Serpente Verde, Sabor Maçã, Lavínia Pannunzio estará no elenco da peça Um Verão Familiar, de João Fábio Cabral, dirigida por Eric Lenat, ao lado de Ed Moraes, João Bourbonnais e Renata Guida.



PARA ROTEIRO

Serpente Verde, Sabor Maçã - Reestreia dia 2 de agosto, quinta-feira, às 21h- Texto - Jô Bilac e Larissa Câmara. Direção - Lavínia Pannunzio. Elenco - Lulu Pavarin, Angela Figueiredo, Luna Martinelli e Fernando Fecchio. Cenário - Cássio Brasil. Luz - Aline Santini. Figurinos - Daniel Infantini. Trilha Sonora - Branco Mello. . Pesquisa Musical – Bento Mello. Coreografia - Lara Pinheiro. Programação Visual - Zootz Comunicação. Realização - CASA 5 e Cia das Trevas. Temporada - Quintas e sextas-feiras às 21 horas.  Ingressos - R$15,00 e R$30,00. Duração -  70min Censura - 14 anos. Até 31 de agosto.

ESPAÇO PARLAPATÕES – Praça Franklin Roosevelt, 158 – Centro. Informações – (11) 3258.4449. Capacidade – 98 lugares. Aceita cartões de crédito e débito. Acesso para portadores de necessidades especiais. Estacionamento conveniado na Rua Nestor Pestana, 129. Bilheteria – De terça a domingo, das 16h às 22h. Ingressos por telefone – Ingresso Rápido – (11) 4003 1212 ou pelo site www.ingressorapido.com.br

Nenhum comentário: