sexta-feira, 25 de maio de 2012

DELICADA, DIVERTIDA E INSTIGANTE

Reunir essas qualidades num mesmo texto teatral não é pra qualquer um, mas é simples para Neil Simon, o campeão dos sucessos na Broadway. Nascido em 1927 escreveu peças como “O Estranho Casal” e “Hair Spray” seus sucessos mais recentemente montados por aqui. Agora estreou em SP “A Garota do Adeus”. Peça que merece como quase todas as obras (“Descalços no Parque” e “Jesus Cristo Superstar”) entre outras da enorme coleção do autor, o título que escolhemos para esse artigo. O enredo trata de uma senhora Paula, abandonada pelo marido, o qual simplesmente subloca a própria casa, onde ela e a filha moram. Fazer o que? Era ele quem tinha assinado o contrato...


O responsável pela ótima adaptação é Edson Fieschi que também interpreta o novo locatário com brilho e tem que se acertar com a protagonista Paula a cargo da maravilhosa Gabriela Duarte, cuja filha, na peça, Júlia Gomes, de tenra idade, promete ser uma futura Fernanda Montenegro. Em papeis secundários Nilton Bicudo ( que está dando um verdadeiro show em “Coisa de Louco”, peça nova de Fauzi Arap) e Clara Garcia que interpreta uma bailarina um pouco atriz convincentemente. Além de emplacar na direção de elenco, Elias Andeato, bem cercado de profissionais experientes: o cenário é de José Dias, o figurino de Fábio Namatame . A luz é do famoso produtor Mário Martini que surpreende quem não o conhecia por esse dom.

Por essas e outras não deixe de ver. É mais um grande acerto do Teatro Renaissance que não costuma errar no repertório, em cartaz às sextas (21,30hs) sábados (21hs) e domingos (18hs).

Maria Lúcia Candeias, doutora em teatro pela USP, Livre Docente pela UNICAMP.

Nenhum comentário: