sexta-feira, 25 de maio de 2012

Maria Lúcia Candeias lança livro

Em A Fragmentação da Personagem, Maria Lúcia Levy Candeias traça o percurso histórico pelo qual se manifesta uma das mais destacadas tendências dos palcos e das experimentações cênicas contemporâneas, em que a personagem teatral passa por um processo de desconstrução e fragmentação, apontando para um teatro menos empostado e dependente de uma persona coesa e completa. Caminha-se na direção de uma construção menos totalizante, em que as partes ganham autonomia e significado próprios.

Concebida no final dos anos de 1980, a pesquisa mostra toda a sua atualidade e potência, ao ser confrontada com as mais recentes e relevantes montagens, que, em grande medida, confirmam as tendências nela apontadas e validam sua abordagem crítica, ao mesmo tempo sensível e rigorosa, constituindo-se em um instrumento valioso para os que estudam e praticam o teatro, tanto como tema de seus principais debates e não menos como fonte para os processos de renovação artística na cena.


Maria Lúcia Levy Candeias - Crítica teatral e professora, formou-se em Artes em 1973, pela eca-usp, onde defendeu o mestrado em 1990 e o doutorado em 1997. Pela Unicamp, tornou-se livre-docente em 2006. É professora dessa instituição e mantém uma coluna de crítica no site Aplauso Brasil e na newsletter Colunas e Notas. Publicou Duas Tábuas e Uma Paixão: O Teatro Que Eu Vi (coleção Aplauso, Imprensa Oficial, 2006), reunindo críticas de sua coluna no jornal Gazeta Mercantil, entre 1997 e 2002. Foi uma das curadoras do Festival Ibero-Americano de Teatro de 2011.

Nenhum comentário: