quinta-feira, 26 de abril de 2012

INCRIVEL, MAS EQUUS CONTINUA ATUAL


A peça “Equus” de Peter Shafffer estreou em São Paulo em 1975, sob direção de Celso Nunes interpretada  por Paulo Autran e Ewerton de Castro. Ficou dois anos em cartaz por aqui, com mudança de elenco e depois fez também grande sucesso no Rio. Posteriormente foi montada por outros diretores. O espanto é que mesmo depois de tantos anos é super atual. Não enfoca apenas o psicótico (Leonardo Miggiorin),mas os transtornos que ele causa em seu psiquiatra (Elias Andreatto). Um texto imperdível e com excelentes atores, inclusive como coadjuvantes, há nomes de peso como Patrícia Gaspar e Mara Carvalho.

Dirigida por Alexandre Reinecke, além de caprichar na atuação do elenco, a montagem tem excelente cenário que se movimenta quando os envolvidos mudam, criado por André Cortez,  figurinos cem por cento adequados de Renata Young. 

Como se não bastasse, a iluminação do mestre Paulo Cesar Medeiros é como sempre de muito bom gosto, o mesmo podendo ser dito da trilha sonora da tarimbadíssima Tunica. 

Por tudo isso, foi uma ótima opção para a reestreia do Teatro Folha que, não parece ter mudado quase nada, exceto pela parte superior da plateia. Será que modificou a luz? Quem não entende da área não percebe muito. Mesmo assim não deixe de ver.

Maria Lúcia Candeias
Doutora em teatro pela USP, Livre Docente pela Unicamp.

Nenhum comentário: