terça-feira, 20 de julho de 2010

Assunto escabroso

Gente, meu pitaco sobre um dos assuntos mais escabrosos dos últimos tempos nesse século 21. O Fantástico veiculou um vídeo com entrevista do ex-goleiro do Flamengo Bruno, principal suspeito de ter engedrado de forma cruel e covarde a morte da ex-amante. A matéria foi gravada dentro do avião, no vôo que levou os acusados do Rio de Janeiro para o presídio de segurança máxima em Minas Gerais. Bruno bateu papo com seu interlocutor sentado na poltrona no avião.

Voltando um pouco no tempo..... A mulher teve um filho dele e a pessoa (um tipo brucutu, feito só de músculos, cujo principal passatempo fora dos campos deve ser surubas e orgias em churrascos à beira de piscinas de mansões de mal gosto), carente de uma Educação que lhe propiciasse uma visão menos limitada, ignorante e sem inteligência do mundo, preferiu matar a pagar uma pensão alimentícia. Decidiu jogar a carreira milionária na lata de lixo. Problema dele.

Voltando ao que interessa, ao domingo, 18 de julho de 2010...O programa em questão fez inúmeras chamadas sobre a grande matéria que colocaria no ar no final da noite. “Espetaculoso”, fantástico como o próprio nome diz, a atração sempre leva aos telespectadores assuntos que tenham característica intrínseca com seu título. Privilegia um "jornalismo show” em detrimento do da boa prática da profissão. A gente assiste porque quer. Depois do vídeo, perguntas banais ficaram no ar, sem respostas:

1. Quem segurou o microfone e gravou a entrevista, feita dentro do avião, no vôo que levou o tipo de quinta do Rio de Janeiro ao presídio de segurança máxima de Minas Gerais?

2. Alguém da própria polícia, já que se supõe que ele – algemado como aparece nas imagens – estivesse sendo conduzido por investigadores da própria polícia, as duas delegadas?

3. O advogado do sujeito, interessado em fazer perguntas que resultassem em respostas convenientes ao seu cliente?

4. Algum repórter em busca de um furo? Como ele teria entrado na aeronave, alguém teria autorizado?

5. Um agente secreto ou um videomaker amador que depois vendeu a fita a preço exorbitante?

6. Quanto a emissora pagou pelo material?

7. Por que a Rede Globo colocou no ar, além do simples fato de querer aumentar sua audiência? Não checou a procedência ou apurou a fonte?

8. Por que a polícia ainda não apreendeu a fita e os telejonais da emissora continuam a exibi-la?

9. Ela serve de prova, esse testemunho deve ser considerado, já que tudo indica que foi manipulado?

10. Por que o armário resolveu falar, já que se manteve calado desde que foi indiciado?

Elementar, meu caro. As perguntas, assim como as respostas, eram de décima categoria. Deixavam claro que se tratava de uma estratégia para que o acusado respondesse questões de seu completo interesse, se inocentando de tudo.

Alguém tome uma providência, fazendo o favor?

Em tempo: o que é um tapinha levado no peito para quem esquartejou uma pessoa? E o que seria uma picadinha de seringa para o exame de DNA?

(Fernanda Teixeira)

2 comentários:

Stela Lopes disse...

oi gente...conheci a Fernandinha no finalzinho do ano de 84, quando terminei o curso de Jornalismo na Cásper, Líbero, e fui indicada pra fazer um estágio na Rádio Gazeta AM/FM...A Fe era produtora e me ensinou mta coisa, além da força que sempre me deu, a mim e a minha amiga que agora mora no céu, REGINA VIRGILIO...quando o Tancredo Neves esteve internado no Incor, a gente ia diariamente prá lá, em abril de 85, e foi com a Fernanda que aprendemos a fazer boletins e como eram as entradas ao vivo na programação da Rádio...naquele tempo, ainda sem diploma e sem registro,a Fernandinha deixava q a gente fizesse os textos e ainda colocava o nome das duas, Regina e Stela, como colaboradoras daqueles boletins...saudade master de tudo aquilo!!! o tempo passou, eu continuo na Gazeta, agora RÁDIO GAZETA AM UNIVERSITÁRIA, dando uma força pra moçada que faz Jornalismo e Rádio e tevê...e semana passada, por causa de uma pauta de teatro, voltei a reencontrar a Fernandinha, que bom!! e queria que ela soubesse que eu tbém tenho um salsicha, que vai fazer 9 aninhos no dia 22 de agosto..ele se chama Max e está mandando um abraço pro Dudu...STELA LOPES

20 de julho de 2010 18:23

Nadya Milano disse...

Puxa, quantas perguntas! Todas fundamentais. Mas, a pergunta que não cala há muitos ans em mim é: Todo presídio não deveria ser de segurança máxima? Pois é, no Brasil parece que não.
Outras questões: por que não fizeram exames de fezes nos cachorros? Por que os dois principais suspeitos do assassinato estão no mesmo presídio?