quinta-feira, 8 de abril de 2010

Tragédia anunciada

A tragédia no Rio poderia ter sido evitada ou, no mínimo, minimizada. Claro, não é culpa das pessoas morar nas encostas de morro. O povo constrói sua casinha onde dá, se pudesse escolher não ficava em área de risco, não. Só doido para morar em pirambeira. As autoridades é que deveriam se preocupar com a condições das moradias.

Leio na Folha de hoje que na capital, todas as favelas em que houve mortes foram urbanizadas pelo programa Favela-Bairro, considerado modelo pela ONU, e que a Prefeitura do Rio reteve parte da verba destinada a esse projeto. Fiquei sabendo que, no Morro dos Prazeres, onde morreram 22 pessoas, houve retenção de R$ 2,6 bilhões de complemento à urbanização. Até hoje não concluída.

Onde foi parar essa grana, senhores? Pergunta direcionada ao governador Sergio Cabral e ao prefeito Eduardo Paes. Porque, para vocês, que devem morar na Lagoa, em Ipanema, Leblon ou em qualquer outra área nobre da cidade, as consequências dessa tragédia não passaram de encharcar os sapatos, mofar um pouco mais no trânsito ou sei lá o quê. Risco não correram. Eles, nobres cidadãos, não perderam sua casas nas encostas levadas pelas enchentes!

(Fernanda Teixeira)

Nenhum comentário: