quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pequenos prazeres

Nadar
O sonho de criança de morar numa casa com piscina - longínquo aos 10 anos - agora aos 50 é um fato. Longe de mim qualquer arrogância, que simplicidade é a qualidade que mais admiro nos outros, e minha meta diária. Ser simples é saudável. Bem, voltando ao tema, piscina, para poder fazer uma das coisas de que mais gosto no mundo, nadar.

Movimentar o corpo numa atividade ritmada dentro da água, prazer de sentir a respiração aumentar, a cabeça vai longe. Como gosto de dizer, é alimento para a alma, transporta o espírito para outras esferas, faz dormir melhor, também faz bem para a performance sexual, entre outras coisinhas. Como sentir o calor do sol no corpo, escrever, ouvir música e ler.

Daí que aproveitei o feriadão passado para nadar, entre uma e outra pancada de chuva. Quando as nuvens cinzas, carregadas, davam um tempo eu descia com meus equipamentos náuticos - óculos, parafina em bolinha para tampar os ouvidos e nose clip para não entrar água no nariz, que sou super alérgica. Ainda bem que quase ninguém frequenta a piscina. Fico igual a um E.T.

*****

Caminhar
Bom humor e otimismo são características que foram acentuadas em minha personalidade depois da morte de meu pai. Ele tinha as duas. Lá de cima, além de me proteger, me mandou esses dois presentinhos, que procuro aplicar todo santo dia a partir da hora em que me levanto da cama.

Como passo grande parte do dia no trabalho, sempre quero inventar coisas para arejar a cabeça, tirar o estresse e gerar diversão. Foi, então, que propus à equipe da Arteplural uma atividade física semanal: uma ou duas vezes por semana fazer caminhadas até o parque do Ibirapuera, aqui pertinho, dar uma volta inteira e voltar, num percurso exato de uma hora.

O primeiro dia foi um sucesso. Todos aderiram e, munidos de tênis e moletom, partimos para nossa primeira experiência em campo. Passos largos e acelerados, fomos entusiasmados, arriscando até conversinhas sem perder o fôlego, na sombra, no sol, primeiro nas ruas, depois no meio das árvores. Suados, almoçamos e estávamos de volta, satisfeitos, sensação de bem-estar, em uma hora e meia.

Temos a proposta de seguir com as caminhadas, talvez passar para pequenas corridas, fazer camisetas, formar um timinho como o do Pão de Açúcar, sabe? Guardadas as devidas proporções, importa mesmo é o engajamento de todos numa atividade coletiva. Há alguns anos, levamos a turma da Arteplural para Brotas, e foi uma experiência bem bacana. Na convivência com quem a gente trabalha, é fundamental ter alegria, diversão e companheirismo. Assim o ambiente fica mais divertido, leve.

O pessoal pediu para eu escrever sobre o assunto, e eu gostaria de ouvir a opinião deles sobre essa nossa primeira aventura pelas ruas e parque. Vou esperar, de repente alguém comenta, se anima a escrever também ou dá outra ideia para colocarmos em prática.

(Fernanda Teixeira)

10 comentários:

Graça Abud disse...

Que bacana associar saúde e qualidade de vida ao trabalho !! Parabéns pela excelente idéia, tenho certeza de que a equipe Arte Plural se sente mais disposta e mais motivada. Isso é Humanização !!! Quando cansarem das caminhadas, podem fazer breves intervalos diários de alongamento, ginástica laboral, juntos. Coloquem quadros com a sequência dos exercícios de alongamento na parede e vão seguindo, nem precisa de professor.

Fê, queria ver você toda paramentada, com ouvidos e nariz tampados, mergulhando !!! Figuraça !!! Se eu depender de Natação para melhorar a performance sexual, prefiro esperar lançar o viagra feminino !!! hahahahah (odeio água).Beijão pra todos da Arteplural

Damaris do Carmo disse...

Fê e equipe,

Adorei a iniciativa. É isso aí.
Sedentarismo, um palavrão do qual não meremos ser chamados.

SEDENTARISMO ESTAMOS FORA
FOMOS CAMINHAR E JÁ VOLTAMOS

Douglas Picchetti disse...

Fê, foi mesmo uma delícia. Nos sentimos ainda mais motivados e tranquilos na nossa Arteplural.

E confesso que, assim como a Graça, também fiquei curioso para ver os seus paramentos de natação! Grande beijo.

Nadya Milano disse...

Fê, genial a idéia das caminhadas. Um pecado não aproveitar o parque Ibirapuera, praticamente vizinho de porta. Que tal organizar outra viagem e convidar os amigos da Arteplural? Beijos

Anônimo disse...

Eu vejo a Fê assim, toda vestida para dar um mergulho e boas braçadas. Qualquer dia tiro uma foto e mando para todos... uma figura!!!
Perdi o primeiro dia de caminhada mas hoje estive lá firme e forte, só faltou a Ligia...
beijos.
San

Fê disse...

Douglas, você que também gosta de exercícios, qualquer dia você me verá toda paramentada. Te convido para dar umas braçadas lá, tá?

Fê disse...

Nadya, querida, que tal, vamos à Brotas no fim do ano? beijo!

Fê disse...

Graça, obrigada pelas sugestões. Uma coisinha: você também faz alongamentos durante o dia de trabalho, hehehe?

Fê disse...

San,
Eu te mato se você publicar a foto!
Fico parecida com o Nemo, de óculos, rs....

Gigi Magno disse...

Ela e demais mesmo! Cheia de iniciativa e disposiçao!
Eu voto Fe nas Olimpiadas!!!