sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ensaio geral "O Quebra Nozes"

O ensaio geral da montagem do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para o clássico de Natal “O Quebra Nozes” aconteceu ontem, no palco do Teatro Abril. A Arteplural acompanhou o ensaio e recebeu repórteres e jornalistas que fizeram cobertura.

Antes de tudo, a Globo News fez um link ao vivo às 14 horas, com o principal casal do elenco, Roberta Marquez - atual primeira bailarina do Royal Ballet de Londres - e Arionel Vargas - primeiro bailarino do English National Ballet de Londres.

Depois, à noite, a equipe da Arteplural contava com Fernanda, Adriana, Douglas e a Lígia - que estava super ansiosa, para que tudo desse certo, depois de tanto empenho e dedicação.

Enquanto esperávamos os jornalistas e repórteres convidados, os bailarinos faziam o aquecimento. Sem figurino e cenário, passavam alguns passos tranquilamente. Alguns aparentavam estar nervosos, mas o tombo de um dos professores logo aliviou as tensões, descontraindo a todos.

Os convidados da CAJEC – Casa José Eduardo Cavichio, que dá apoio à criança com câncer - foram os primeiros a chegar. Cinquenta crianças esperavam ansiosas pelo espetáculo. Algumas no colo, outras brincando. Mas todas felizes e empolgadas.

A repórter Neide Duarte e sua equipe do Jornal Nacional, logo chegaram para registrar esses momentos de bastidores. Ana Botafogo – primeira bailarina da companhia – explicava para os pequenos, com muita delicadeza, sobre a montagem do espetáculo. As crianças olhavam com uma expectativa muito grande. Muito atenciosa, Ana levou alguns para o palco, onde puderam se aproximar de diversos personagens, previamente preparados para recebê-los, e também trouxe o quebra nozes para as crianças brincarem. Era perceptível o encantamento da bailarina com cada criança. Tudo registrado, a matéria para o Jornal Nacional deve ir ao ar no dia 24, véspera de Natal.

Nesse meio tempo, os veículos convidados foram chegando e adiantando suas matérias. Alguns fotografaram os camarins, outros entrevistaram a Ana Botafogo.

Começou o ensaio e tudo estava tão perfeito que parecia que já estava em seu formato definitivo. De repente, ouvimos algumas vozes interrompendo. Todos curiosos para saber de onde vinha, quando surge, acompanhada de seu microfone, a coreógrafa Dalal Achcar - a estrela da primeira versão levada ao palco do Teatro João Caetano por Eugênia Feodorova no papel de Fada Açucarada, em 1957. Preocupada com cada detalhe, Dalal atentava para todos os bailarinos e exigia que refizessem as cenas que não beiravam a perfeição. O divertido foi Dalal, irritada, com os bailarinos não seguindo suas instruções nos primeiros minutos. Só depois ela percebeu que o elenco estava sem retorno de seu microfone no palco.

Como saldo final, tivemos matérias ótimas, uma coreógrafa ensandecida, crianças da fundação famintas, mas felizes, e a equipe Arteplural muito cansada e com a sensação de dever cumprido.

Hoje é a estreia oficial do espetáculo: boa sorte para toda a equipe e bom espetáculo para quem for assistir!

por Douglas Picchetti

Fotos: Adriana Balsanelli

Nenhum comentário: