terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Clarisse Abujamra faz festa para As Meninas



Um Darcy Penteado divide o espaçoso e confortável ambiente com fotos e pôsteres com imagens da dona da casa, de sua família, de Antonio Fagundes e de Antonio Abujamra, entre outras fotografias saborosas, em branco e preto. Em outra parede, um óleo sobre tela de grandes dimensões retrata a esguia atriz nua, com longos cabelos. Livros de arte e de teatro espalham-se organizadamente pela imensa – nem por isso menos aconchegante – sala. No apartamento da grande e generosa atriz Clarisse Abujamra, elenco, produção e equipe técnica da peça As Meninas comemoram a última sessão do ano e aproveitam para brincar de amigo oculto.

Subo no elevador com a atriz Luciana Brittes e o cenógrafo André Cortês. A atriz nos recebe com seu cachorro no colo, o Frederico. No imenso bar, em formato de U, a dramaturga Maria Adelaide Amaral (autora da adaptação), sentada num banco, petisca castanha e damasco enquanto todos, famintos depois da sessão de domingo, esperam as pizzas, encomendadas pelo produtor Fernando Padilha e sua mulher, a atriz Clarissa Rockenbach, uma das talentosas "meninas" do espetáculo. O sorriso do filho estampado no rosto, chega dona Neusa, camareira e costureira , mãe do produtor.

Uma música convida alguns a dançar. Júlio Machado é o primeiro. Logo, a casa fica coalhada do grupo que trabalha junto no espetáculo baseado no livro homônimo de Lygia Fagundes Telles. O designer gráfico Halan Moulin diz que precisa tomar alguns goles de vinho para se soltar. Silvinha Lourenço está feliz, assim como a carinhosa diretora Yara Novaes, o amigo figurinista Fabio Namatame, a sempre esfuziante Tuna Dwek, o músico Daniel Maia e a atriz Helô Castilho (amigos mais antigos, agora com o filhote Gabriel), Dr Morris (responsável pela trilha sonora, com a filha Ana), o contra-regra Raoni, André Acciolly (da administração do Eva Herz), Jonas e Juliana (operadores de luz) e o fotógrafo Ronaldo Aguiar. Namorados e namoradas também se sentem em casa. Uma noite alegre, gostosa, abençoada pelos deuses do teatro. Obrigada por proporcionar a todos nós esse encontro, Clarissse!


(Fernanda Teixeira)

3 comentários:

Clarisse Abujamra disse...

ô fê...que texto lindo, como agradecer? todo meu carinho abu

Fê disse...

obrigada, abu! a registrar a falta da Adriana... aliás, de toda a equipe Arteplural, muito porreta nesse trabalho.

Unknown disse...

oi clarice a solange franco te mando um beijo