segunda-feira, 13 de junho de 2011

Noel com Tudo em Cima


Maria Lúcia Candeias
Doutora em teatro pela USP
Livre Docente pela UNICAMP

“Noel Rosa, o Poeta, o Músico, Cronista de Uma Época” é um espetáculo em cartaz no Teatro Brigadeiro (nos fins de semana) que reúne músicas e biografia do autor de “As Pastorinhas”, entre tantas outras de suas composições. Você sabia que ele morreu com 26 anos (1910 a 1937) deixando mais de duzentos sambas que todo mundo canta até hoje?

A maior parte dos músicos e críticos o considera o maior sambista de todos os tempos. Não se sabe se outros gênios tipo Nelson Cavaquinho, Cartola e Adoniram vão durar tanto em cartaz como ele. Vale lembrar que Chiquinha Gonzaga (século XIX) que sobrevive há mais tempo, não mantém tanto sucesso embora seu “Abre Alas” continue famoso.

Só pra conhecer melhor esse gênio brasileiro, o poeta da vila, já vale correr para assistir a esse trabalho escrito e dirigido por Cybele Giannini (que também atua como a mãe do protagonista) e imagine, somado a isso ouvir suas maravilhosas músicas.

Não vacile seja como as pessoas que nascem na vila e nem sequer vacilam ao abraçar o samba. Ainda mais que além do elenco treze atores há também o conjunto de seis excelentes músicos que integram o Grupo JB Samba.

Nos papéis centrais estão: Glau Gurgel (Noel), Karina Pedrosa (a mulher indigesta) e Áurea Giovanini (Ceci) fazendo as duas namoradas. Além deles, a ótima direção musical é de Reinaldo Sanches, os excelentes figurinos são da diretora enquanto que a coreografia a cenografia e a iluminação levam a assinatura de Paulo Perez que se dá bem em coisas tão diversas.

Se você perder, provavelmente não vai poder pedir ao garçom uma média que não seja requentada e terá que se contentar com um simples pingado.

Nenhum comentário: