segunda-feira, 22 de junho de 2009

O circo é pop

Meu primeiro post neste blog foi para falar sobre o lançamento do livro Circo Teatro, da Ermínia Silva, só para introduzir um pouco da minha admiração por essa arte. O meu interesse sobre o assunto aumentou por conta do trabalho com a Cia Estável de Teatro e seu belíssimo espetáculo O Auto do Circo. De lá pra cá, já trabalhamos com a Cooperativa Paulista de Circo, Panorama do Circo, Palhaçaria e outros projetos que permeiam o universo circense. Agora tivemos o privilégio de divulgar o CNAC - Centre National des Arts du Cirque da França - em sua rápida passagem por São Paulo.

O espetáculo 20e Première fez cinco apresentações no Memorial da América Latina e acompanhei de perto a seriedade, o compromisso e o talento de jovens artista franceses que acabaram de se formar numa das principais escolas de circo do mundo. O espetáculo é inspirado em lembranças da infância e do circo de antigamente, confrontados com o imaginário contemporâneo. Nele, se utilizam múltiplas linguagens como a música, coreografia, jogo, disciplinas circenses com a imagem narrativa do cinema.

Como esperávamos desde nossa primeira reunião para traçar as estratégias de assessoria de imprensa do projeto, o evento foi um prato cheio para as emissoras de televisão. Separei uma matéria feita pelo programa Metrópolis, TV Cultura, para mostrar aqui, pois ela sintetiza um pouco do trabalho do CNAC. A melhor notícia, que deixei para contar no final, é que o CNAC vai abrir uma escola de circo no Brasil até o ano que vem. Espero que, assim como outras escolas de circo, o CNAC também ajude a formar nossos artistas e novas linguagens, com mais opções de espetáculos para o nosso respeitável público.




Para ver mais: www.youtube.com/arteplural

(Adriana Balsanelli)

2 comentários:

Anônimo disse...

Compartilho do encantamento pelo colorido do circo, Dri. Apesar de fazer algum tempo que não ir a um espetáculo há algum tempo. =D

Adriana Balsanelli disse...

oi Van, no próximo eu te convido pra gente matar saudades e vc matar as saudades do circo.
beijo