quarta-feira, 23 de julho de 2008

O Fusca da Renata e a festa do Tião

A produtora de teatro Renata Alvim ficou feliz da vida, com razão. Ganhou um Fusca de aniversário do marido Carlão e dividiu a alegria com alguns amigos – entre eles os meninos do elenco de Salmo 91, o diretor Gabriel Villela, as meninas da Morente Forte – Dani, Beth e as poderosas Célia Forte e Selma Morente - numa noite gostosa em um bar simpático na rua Augusta. Que é querida, Renata sabe. Sobre o carro mais popular do século 20, pode gostar de saber de algumas curiosidades. Entre elas que antes de se tornar uma febre pelo mundo, o Fusca começou a ser produzido logo depois da Primeira Guerra Mundial, na Alemanha, e que o responsável pelo projeto foi o mecânico alemão Ferdinand Porsche.

Olha só a loucura: na época, o monstro Adolph Hitler tentava reerguer a Alemanha dos estragos causados pela guerra em praticamente todas as esferas da sociedade. E um de seus projetos para agradar o povo alemão foi, justamente, desenvolver um modelo popular de carro. Os primeiros protótipos do veículo ficaram prontos no dia 10 de outubro de 1936. No Brasil, porém, o modelo chegou apenas em 1953, depois da abertura de uma filial da Volkswagen no país.

Em julho de 1967, a empresa atingiu a meta de 500 mil Fuscas vendidos. Hoje o carro que já foi o sonho dourado de muito jovem ao fazer 18 anos, é um setentão cobiçado – só no Brasil tem 55 anos. De pop, virou cult e ainda é o queridinho de muita gente - agora da Renatinha também. Em tempo: o bólido em formato de tartaruguinha - que tem apelidos pelo mundo todo - é conhecido na Hungria como Dudu. Por isso, este texto veio bem a calhar no Blog do Dudu.


No 19. andar do mesmo prédio em que moram Alcides Nogueira e Claudia Matarazzo, nos Jardins, uma imensa janela descortinava lá embaixo a avenida Paulista. O amplo apartamento foi cenário aconchegante e mais que perfeito para a festa oferecida pelo fotógrafo José Sebastião Maria de Souza, o Tião, para comemorar a estréia da peça Os Possessos, dirigida por Antonio Abujamra, na Funarte, reunindo atores bolsistas de vários cantos do Brasil.

O encontro teve clima de confraternização, um brinde ao bem-sucedido trabalho em equipe. O generoso Tião abriu sua casa porque achou que todos mereciam uma festa, depois de tanta oficina, dos exaustivos ensaios, das dificuldades e percalços acarretados por uma grande montagem com um grupo numeroso de pessoas, o rigor do diretor, as cobranças das diversas áreas, a expectativa pelas matérias, a ida dos críticos etc.

Tião foi o anfitrião dos mais atenciosos, serviu um jantar delicioso e acolheu calorosamente seus convidados. Para coluna social nenhuma botar defeito. E ainda com direito à companhia da Belinha, mulher do Abu, e da atriz Etty Frazer, a surpresa que o fotógrafo convidou especialmente para os jovens atores conhecerem

(Fernanda Teixeira)

3 comentários:

Anônimo disse...

Ai Fê, com eu gosto de ler você...

Anônimo disse...

clê, que bom ter sempre você por perto! beijo da fê

Anônimo disse...

Fernanda, é um deleite "ler" você. Combina perfeitamente a descrição do momento com relatos históricos. O blog do Dudu é um sucesso e você uma querida.