quarta-feira, 7 de maio de 2008

Os 20 do Metrópolis e os anos 80

Este mês o Programa Metrópolis, da TV Cultura, completa 20 anos no ar. Duas décadas de resistência, de opção pela qualidade em detrimento dos chicletes das paradas de sucesso, das imposições da mídia. A festa aconteceu no Teatro Franco Zampari, com uma edição especial, transmitida ao vivo, sob o comando de Cunha Jr (há 18 nos lá), Paulo Vinícius e da nova apresentadora, a também atriz Domingas Person.

Mais que comentar os shows de Forgotten Boys, Cida Moreira, Fabiana Cozza, Mutantes (que Sergio Dias insiste em reviver, desculpe, mas sou das puristas), Melodia e Lenine, que embalaram a noite, quero falar dos bastidores. Lá, alguns amigos de longa data, outros colecionados pelo caminho, colaboravam para tudo dar certo: os produtores Lázaro de Oliveira e Marcos Maciel, os repórteres Manu e Paulo Castilho, entre outros técnicos que a gente conhece há tanto tempo, que chega a fazer parte do dia-a-dia. Parabéns, amigos, bravos guerreiros! Que o Metrópolis continue abrigando todo esse povo que vive e faz cultura.

E por falar em 20 anos, o que você estava fazendo nos anos 80? Se é da minha geração, deu muita risada com TV Pirata e o trio de Armação Ilimitada, jogou Atari (que lançou a febre dos videogames) e tomou muito Ice Club Soda no Frevinho. Também foi ao show do Queen no Morumbi, ao Rock in Rio 1, leu Porcos com Asas (de uma série superbacana da Brasiliense, Cantadas Literárias, que depois também lançou Tanto Faz, de Reinaldo Moraes; Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu e outros) e ouviu Emerson, Lake & Palmer. Começou a fazer análise, tentou tai-chi-chuan e outras práticas orientais e alternativas, que hoje trocou por aulas de boxe e musculação.

Freqüentou ou tinha amigos que iam ao Pirandello, Lights (do falecido Cláudio Mamberti, se não me engano), Madame Satã, Ritz (quando Caetano costumava aparecer), do Colorido, do Off do Celso Curi. Nessa época, a gente votava convicto no Lula e tinha ideologias. Sei lá, mil coisas .... pra lembrar e esquecer. O legal é que cada um pode fazer a sua listinha.

(Fernanda Teixeira)


4 comentários:

Anônimo disse...

Pirandello, Madame Satã, Ritz... ai que saudades!!! e jogar atari, então, com aqueles controles horrorosos..rs... tenho orgulho de ter vivido, e curtido, tudo isso!!! beijocas, erika

Paulo Castilho - Videojornalista disse...

Fe,

legal essa do blog do dudu... só não imaginava que era seu.

Bom ver que o Metro faz 20 anos e a gente faz parte dessa história. Não só nós da equipe, mas tbm assessores de imprensa como vc que são parte do nosso sucesso e sempre estão prontos pra dar aquela forcinha, sugerir pautas, etc...

Vou deixar aqui tb o endereço do meu blog. Vai lá.

www.videorreporter.blogspot.com.br

Bjo
PC

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

oi, fe, que legal este blog, não conhecia! vou por no meu bookmark.
valeu a força. e nos falamos em breve, bjs e boa semana.