quinta-feira, 1 de maio de 2008

Focas, Tide e novela

Domingo à noite, uma fila de carros congestionava a entrada de um restaurante chique, no Itaim. Luzes e câmeras de tv eram apontadas na direção de cada carro, cada motorista. Microfones intrusos, mal educados, batiam nas janelas. Amontoados, um punhado de cinegrafistas e repórteres de tv atiravam-se nas janelas dos veículos, à caça da celebridade do dia. Difícil era a tarefa do reconhecimento. O inconveniente repórter do Pânico, ou seria daquele novo programa do Marcelo Tas? Não sei, esses projetos de engraçadinhos sem a mínima graça e idiotas debochados se parecem em tudo. Quando chegou a minha vez de passar pela porta e entrar no estacionamento da festa, também não fui poupada. Um deles bateu no vidro do meu carro e soltou, olho no meu olho: “É a Débora Duarte?” Sem resposta, outro arriscou: “Não, parece a Andréa Beltrão”. Quando engatei a primeira, ouvi um terceiro soltar, convicto: Ah, é a Ângela Dip, claro.” E pimba, flash na minha cara, santa ignorância!

Chega a ser engraçado. O grau de despreparo dos caras é zero. E o pior ainda estava por vir. Dentro do salão do Leopoldo, um jornalista aflito perguntou ao outro: quem é esse tal de Alcides mesmo? Com certeza depois o incauto descobriu, pois estava na festa de lançamento da nova novela das 18 horas da Globo, Cirandra de Pedra, do próprio Alcides Nogueira, baseada em obra de Ligia Fagundes Telles. Bloquinhos em punho, hoje grande parte dos “focas” (codinome que se dá ao jornalista novato) é assim. Sai da redação despreparada, sem ao menos saber quem é o anfitrião da noite. Na era do mínimo esforço era só das um googada, para usar uma expressão adequada para o caso. Quando estava na Folha, fazíamos pesquisa no banco de dados antes de ir para a rua. Quando tínhamos tempo, com um dia de antecedência.

Em tempo: fui à festa como acompanhante do amigo Claudinho Fontana (que está no elenco da novela e deixou meu nome na entrada) para rever o Tide, (que é sempre uma delícia) e encontrar pessoas queridas como Walderez de Barros, Leopoldo Pacheco e Bel Gomes, Paulo Marra, Dib, Rosa Maria, Marcelo e Carlos (do Colunas & Notas). Pelo clip, exibido antes do mata-mata em busca dos famosos, a novela terá imagens lindíssimas e uma caprichada reconstituição de época, tudo embalado com capricho pelo texto sensível de Alcides Nogueira.



(Fernanda Teixeira)






9 comentários:

Anônimo disse...

Pô Fê!!
Adoro os idiotas do pânico! eles justamente brincam com essa triste glamorização das celebridades.Como o fato que vc relatou do tal foca que nem sabe onde onde tá, só segue o flash...rsrsrsr

Anônimo disse...

hehehe,concordo que tem projeto de celebridade que merece.......é que muitas vezes eles extrapolam na grosseria. Já vi pela tv eles maltratarem atrizes mais velhas... É muita falta de respeito...valeu, maria, adoro seus comentários.

Anônimo disse...

Fê, só vou dizer uma coisa: Te Amo!
Bjs...

Vicina Restaurante Pizzaria disse...

Muito bom seu texto, como não poderia ser diferente...
Tenho que concordar quanto ao despreparo dos profissionais, de modo geral, são os que sobem nos seus palanques no formato de banquinhos e discursam "horrores" em nossos ouvidos...risos
Esta é a arte da "burrice".
beijos

Anônimo disse...

fê, querida,que delícia de texto, qta verdade, qto carinho.... AMEI qdo vc me abraçou na festa... afinal, é o meu coelhinho da sorte... sempre será!
obrigado por seu carinho de sempre, pela torcida, por tudo!
vamos tricotar muito, enquanto a ciranda roda!
bjs, bjs,tide
p.s.: adorei qdo fala dos focas!!!!!!

Anônimo disse...

minha linda, também sou da época da pesquisa no arquivo antes de sair pra uma reportagem...rs... sem saudosismo, as coisas eram muiiiiito diferentes... enfim, sempre se pode dar boas gargalhdas de tanta ignorância, né? beijocas mil, Erika Riedel

Anônimo disse...

Érika, bom encontrar vc por aqui. Sempre passeio no seu Terceiro Sinal, é muito gostoso de ler, recomendo. Vamos combianr aquela cervejinha! beijos!

Anônimo disse...

Querida, poderosa e escritora incrivelmente inteligente e adorável. Enfim, é uma delícia saborear suas palavras, Fernanda. Você fez um resumo tão perfeito que parece que, ao ler, estive na festa. Adoro seu blog. beijos.

Anônimo disse...

Estou progamando ida ao Rio no fim de semana de 16 de maio para ver Amigas Pero no Mucho, dessa vez no no Teatro Leblon. Comédia deliciosa, recomendo! Minha amiga Célia Forte tá mandando muito bem no texto, com o suporte luxuoso de José Possi na direção e o time de atores da pesada.