quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Visitas inesperadas


Minha avó Carmen veio me visitar ontem à noite, de madrugada me acordou, olhos de um azul suave  como as tardes carinhosas do começo do Verão. Os dentes branquinhos, descortinou uma saudade de coisas que nao vivi. Nada disse, sorriu, depois foi embora como chegou, devagarinho. Restou um perfume de violeta e a lembrança de sua pele chocolate,  cor de índio.

Assim que partiu, avistei longe uma paisagem de felicidade. Fiquei com a sensação reconfortante  do reencontro com alguém com quem não tive  tempo suficiente de conviver. Agora sei como eram fortes aqueles sentimentos. Eu e meus irmaos costumávamos brincar nos fins de semana no imenso quintal da casa dela e do vovô Jayme, na rua Fernando de Albuquerque, entre Augusta e Haddock Lobo.

Éramos  muito pequenos, sempre no jardim, atrás de uns bichinhos minúsculos que nunca mais vi, espécie de tatu-bola, que meu primo mais velho gostava de matar colocando fogo em todos amontoados, apenas pelo sádico prazer de ver minha prima chorar de dó.

No porta-retrato, a foto em branco e preto amarelada guarda instantes iguais a esses no casarão dos meus avós - meu pai elegante,  calça de alfaiataria; minha mãe lindíssima, sorridente, cabelo Chanel castanho escuro, uma saia bem cortada. Gosto de ter  fotografias antigas e escuras na  minha nova casa cheia de luz. Elas trazem surpresas, convidam visitas queridas como a da minha avó Carmen.  Hoje vou dormir cedo, torcendo para abrir a porta do apartamento e me surpreender com as piadas de meu pai, que foi um grande e ingênuo gozador. 

Agora, licença, vou pegar a bolsa que tenho que ir.


quarta-feira, 16 de novembro de 2011

NOVA AUTORA SURPREENDENTE!



Está em cartaz o espetáculo “Salvo em Rascunho”, primeiro texto da jovem Tatiana Ribeiro, no  Viga Espaço Cênico, na rua Capote Valente, travessa da Doutor Arnaldo. Baseando-se em autores famosos como Oscar Wilde entre outros, ela construiu uma peça em que três moças (ela, Bebel Ribeiro e Cica Carvalho)  conversam delicadamente e muitas vezes com humor, sobre a decepção de ter crescido.  A perda das ilusões dos adolescentes que acreditam que atingirão a felicidade assim que virarem adultos e donos de seus próprios narizes.

É difícil entender que a vida é composta de momentos de extrema felicidade e outros de muita alegria, mas que nada é constante, absoluto,  nem eterno. Creio que a peça capta com brilho aspectos que englobam todos nós, homens, mulheres, crianças e velhos.  Elas estarão em cartaz por mais duas semanas, se não prorrogarem a temporada nem re-estrearem noutro teatro. Não deixe de ver. Ainda mais que foram guiadas por Carlos Meceni que as dirige de modo extremamente singelo e de muito bom gosto, ocupando com a competência de anos de profissão, um palco complicado porque muito pequeno.

É um espetáculo tocante e que envolve totalmente a platéia.
                          
 Maria Lúcia Candeias
                           Doutora em teatro pela USP
                          Livre Docente pela Unicamp

VINTE E UM ANOS, MUITOS APLAUSOS E GARGALHADAS



A Cia Razões Inversas comemorou seus 21 anos com novo espetáculo  “A Ilusão Cômica” que já saiu de cartaz no CCBB e também com esse maior sucesso do grupo desde 1990 – imperdível até pra quem já assistiu – “A Bilha Quebrada”,  do pré-romântico alemão Heirich Von Kleist, encenada pela primeira vez em 1811. É de morrer de rir, mostrando-nos que depois de tantos anos, continua muito atual. A direção é assinada por Márcio Aurélio, criador do grupo e de suas montagens, o encenador mais premiado de sua geração (Mambembe, Molière que já não existem mais, assim como APCA e Shell entre outros).

Ele sempre soube selecionar os atores (muitos dos quais ex-alunos seus na Unicamp e os dessa peça não são exceção: Seu elenco constante (Joca Andreazza e Paulo Marcello) e além deles, Antônio de Campos, Lavínia Pannunzio, Maria Stella Tobar e Regina França, assim como os menos conhecidos, Gonzaga Pedrosa, Júlio Machado e Renata Araujo. Todos arrasando em seus papéis pra lá de divertidos.

Márcio assina ainda cenário, figurinos ( auxiliado em detalhes por Helô Cardoso) e iluminação. Você poderá ter o prazer de vê-los em cena no Espaço dos Parlapatões até dezembro, e no próximo ano, o grupo porá em cartaz no mesmo teatro, outros sucessos como “Agreste” e “Anatomia Frozen” que voltam depois de terem recebido inúmeros prêmios.

Não perca tempo, sugiro que vejam todos.

                                             Maria Lúcia Candeias
                                             Doutora em teatro pela USP
                                              Livre-Docente pela Unicamp

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Loyola Brandao

Ignácio de Loyola Brandão bate papo com público de O Menino que Vendia Palavras na última sessão da peça no Frei Caneca     Para comemorar o final da temporada do espetáculo protagonizado por Eduardo Moscovis,  a produção convidou Ignácio de Loyola Brandão  para um bate papo com o público depois da sessão do dia 19 de novembro, domingo, 16 horas, no Teatro Shopping Frei Caneca. O escritor é autor do livro O Menino que Vendia Palavras ( vencedor do prêmio Jabuti de 2008), no qual a peça é baseada.  

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

MAMMA MIA! faz 1 ano em cartaz
amanhã, sexta, dia 11 de novembro


Mais de US$ 2 bilhões de bilheteria no mundo inteiro e acima de 42 milhões de espectadores,  MAMMA MIA!, também faz carreira no Brasil. Em cartaz no Teatro Abril até 18 de dezembro. E não volta mais! As talentosas Andrezza Massei e Rachel Ripani dão um show ao lado do brilhante elenco que conta com as protagonistas Kiara Sasso, Pati Amoroso, Saulo Vasconcelos, Cleto Bacic, Thiago Machado e Carlos Arruza, em um elenco de mais de 30 atores e músicos.