quinta-feira, 13 de junho de 2013

DA VINCI E MAQUIAVEL REVOLUCIONARAM O MUNDO DESDE O RENASCIMENTO


Da Vinci revê entre outras antigas crenças as formas e ideias sobre o corpo humano e as expõe verbalmente, mas mais ainda através de suas pinturas. Ele (Tadeu di Pietro) encontra Maquiavel (Tadeu de Pietro também) que o público diferencia devido aos ótimos figurinos que foram criados pelo diretor Elias Andreato que assina ainda a cenografia e a iluminação, mostrando competência em todas essas atividades, que colaboram para o ótimo espetáculo.

Maquiavel é o principal protagonista, expondo com clareza suas ideias de que o homem é uma criatura que se move segundo seus próprios interesses e não por forças externas místicas ou não. Quem nunca se deteve na leitura de “O Príncipe” levando em conta a revolução que foi e são suas ideias precisa correr para ver. Vale muito a pena. O texto elaborado por Miguel Filiage e o próprio ator teve supervisão de Chico de Assis e é sucinto, assim como claro. Até didático – sem esquecer que não se trata de uma aula – como convém a peças teatrais. Especialmente indica ao público jovem, a meu ver.

Além dessas qualidades. o espetáculo se passa no MUBE Museu Brasileiro da Escultura que divide um terreno na avenida Cidade Jardim esquina de rua Alemanha, Jardim Europa, com o Mis, Museu da Imagem e do Som. Locais extremamente agradáveis de se visitar, ambos atualmente exibindo várias peças.
Se você se interessou pelo tema Leonardo Da Vince e Nicolau Machiavel, não deve perder, pois é um  assunto que continua atualíssimo, com ótima atuação de Tadeu de Pietro e excelente direção de Elias Andreato. 

Maria Lúcia Candeias 
Doutora em teatro pela USP e Livre Docente pela Unicamp